2º Ciclo de Palestras Sobre Atividades em Montanha

0

Evento, que marca a abertura oficial da temporada de inverno no município e região em atividades de esporte, cultura e turismo em montanha, acontecerá no dia 16 de maio de 2009, no Acampamento BASE MARINS, em Piquete – SP (Serra da Mantiqueira).


Os temas abordados terão seu foco principal em princípios de comportamento e segurança nas diversas atividades que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o período de outono e inverno, onde o numero de visitantes aumenta consideravelmente.

Considerados referências em suas áreas de atuação, os palestrantes convidados irão ocupar boa parte de suas falas com importantes informações e exemplos de como os visitantes podem e devem atuar pela defesa e conservação do meio ambiente, como se comportar e o que fazer em caso de emergência em ambientes naturais, além de programas vitoriosos e implementados em parques e unidades de conservação em diversos municípios do estado de São Paulo, bem como seus parques estaduais.

PROGRAMAÇÃO

14:00 – CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO VALE DO PARAÍBA
Ocilio José Azevedo Ferraz – Sociólogo, Secretário de Turismo de Piquete, ex-membro dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, ex- professor da UNIP e SENAC, autor de diversas publicações na área de Turismo, Cultura e Gastronomia.

15:00 – AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES EM MONTANHA
Silvério Nery&nbsp, – Engenheiro Elétrico – USP, Presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – CBME e da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo – FEMESP.

16:00 – PROGRAMA PEGA LEVE! – MÍNIMO IMPACTO EM AMBIENTES NATURAIS
Milton Dines – Doutorando em Geografia do Turismo – USP, Coordenador do Programa Pega Leve!.

16:30 – PLANEJAMENTO E MANEJO EM TRILHAS
Roney Perez dos Santos – Geógrafo atuante no CEU – Centro Excursionista Universitário, desde 1980 como montanhista, espeleólogo e canoísta. Co-autor do Programa Pega Leve!. Colaborador da FEMESP. Funcionário da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/ CETESB, desde 1986 trabalhando com recuperação de ecossistemas degradados, diagnóstico ambiental, geoprocessamento, ecoturismo e uso público nas unidades de conservação, implantação de projetos e gestão da pesquisa ambiental.

No domingo dia 17 haverá subida ao Pico dos Marins com acompanhamento de monitores e guias da região, saindo da BASE MARINS às 7:30 hs.

Organização
Big Mountain – Promoções &amp, Eventos
Realização:
Acampamento BASE MARINS – www.basemarins.multiply.com
Apoio:
FEMESP – Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo – www.femesp.org
CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – www.cbme.org.br
CIRCUITO TURÍSTICO MANTIQUEIRA
CJRVB – Campos do Jordão e Região Convention &amp, Visitors Bureau – www.conventionbureau.org.br
Prefeitura Municipal de Piquete – Secretaria de Turismo
Colaboração:
TRIBOO -Loja e academia de montanhismo e escalada – www.triboo.com.br
IRC – Idelmo Reis Consultoria

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário