45º Jantar da Montanha

0

Resenha anual dos acontecimentos do montanhismo paranaense do Jantar da Montanha

Obviamente o sucesso dos jantares tem relação com você e reiteramos seu apoio e compreensão. Inicialmente esclarecer que o restaurante Cascatinha comporta 400 (quatrocentas) pessoas. Difícil particularizar grupos, clãs ou famílias. Procurem sentar lado a lado, frente a frente, demonstrar nossa convivência fraternal e montanheira, reproduzindo o ambiente de um acampamento. 
 
O montanhismo em todas suas vertentes, conquistou o reconhecimento nacional. Antes de prosseguirmos, revelar nossos  pesares: a do marumbinista Percy Carlos Hauer Roeh, genitor da Nica  e do Norton; a do coronel Itamar Torezan, responsável pelo  esporte de orientação no Brasil vitimado em plena competição; Edison  Estruminski, o Du Bois, consagrado escalador técnico; Ralf Jurgen Kyrmse, marumbinista que foi o primeiro a atender o Ewaldo Schiebler na oportunidade do acidente fatal no Marumbi; Wilson Rio Appa, escritor e aventureiro internacional;  Wolgrand de Melo Falcão (Zuquinha) guia e vítima de queda na Pedra do Oratório (RN); José Scussel, da Pousada Monte Crista, vítima de uma picada de vespa e “cuidador”do pico homônimo; Edith Ocs, esposa do marumbinista Curt, notável modelista ferroviário; do Nelson Luiz Schleder (Farofinha) diretor da Orion Geologia,  que estava em tratativas junto ao  Farofa e Prof.Straube, para edição de uma biografia de seu bisavô nada menos que Sebastião Paraná. 
 
Prossigamos com alguns informes do cenário montanheiro. Sucesso na missa anual do 1º de maio, do Anhangava  em parcerias com os envolvidos e formula que deu certo. 
 
Convite para a exposição de pintura da filha do João Osorio Breginski, dia l7 de maio, no Museu Alfredo Andersen. 
 
Está dando certo a Parceria do Clube Paranaense de Montanhismo (CPM) com IAP, ao instituírem o corpo  do Voluntariado para administrarem o Pico do Paraná, sob a batuta do Harvey Schlenker. Mais ou menos nos mesmos moldes, no Serra da Prata (Parque Nacional Saint Hilaire-Lange) sob a chancela do “Adote uma Montanha".
 
Dia 13 de maio, grandes comemorações pelos 13 anos do refúgio 5.13 aos pés do Campo Escola Anhangava. Desta feita o casal proprietário Chicão e Daniele, não pestanejaram com vasta programação,  palestras, diversões para criançada, três bandas e demais insumos para exemplar comemoração. 
 
Fiquem atentos para semana do 13 julho, repeteco, homenagem ao Reinhard Maack, no Bosque homônimo.  Lembrar que todo 09 de agosto é o aniversário do Erwin Groger (Professor) conseqüentemente sua obrigação de chegar no Bosque em sua homenagem, levando uma flor. 
 
Continuam em grande marcha ascensional, o Clube dos Voadores de Montanha sob o comando do Gil Piekarz. Hoje raro a decolagem do Anhangava com pouso normal em Morretes, hoje atração de final de semana naquele município. 
 
Não esqueça que neste domingo é o dia das Mães! 
 
O melhor noticiário eletrônico sobre montanhismo é o ALTA MONTANHA, e debaixo do texto ‘’A Crista do Gigante’, permite ao leitor atento, desvendar quem derrubou a Cruz do Marumbi.
 
Felizmente no cenário brasileiro está ocorrendo concessões dos Parques para iniciativa privada. São Paulo e Santa Catarina já aderiram. No Paraná, inicialmente previsto 5 unidades e hoje reduzidas a  três. O ideal seria passar a administração do Marumbi e Pico Paraná para nossa Federação de Montanhismo. Está provado que o setor privado pode cuidar desses locais com mais eficiência, a exemplo de Foz do Iguaçú. As necessidades pontuais desses empreendimentos, não competem à burocracia estatal, mas sim a instituições particulares.
 
O grande, líder dos Itupavanos, Ivan P.Andrade, inaugurou nova ONG voltada exclusivamente na cata do lixo encontrável ao longo da ferrovia no trecho Marumbi-Porto de Cima. 
 
Possivelmente estarão presentes, o Major Antonio Hiller, sub-chefe da Defesa Civil; e o 1ºtenente Vidal, sub-chefe de  Proteção e modalidades: “ Escalada“ o repeteco para o consagrado e reconhecido Edemilson Padilha (dono da Conquista), e na  categoria Montanhismo, coube ao destacado Pedro Hauck, hoje terceiro recordista mundial com mais de 40 escaladas acima de 6.000 metros. Troféus que serão entregues cerimoniosamente neste jantar pelo Nathan Fabricio Loureiro Lima, presidente   da Federação Paranaense de Montanhismo. 
 
Igualmente serão entregues em ato público, os diplomas dos montanhistas que completaram a difícil travessia Alfa-Omega, ou seja, do pico do Canal até Marumbi ou vice versa, sem utilização de facão e sinalização, dois elementos alí proibidos. Serão agraciados: Anderson Luiz da Paz, André GauerFrazon, Fernanda Lopes da Silva, Eliel ZacharkinKael,  Erivelton Adriano de Freitas, Jorge Henrique CesárioNentwig, Marcelo BonottoChrispin,  Marcus  Alberto Sarmento, Paloma Wolf, Paulo Taqueda, Percio Fernando dos Santos Sousa, Sandro Rogerio Godoy, VaneleRiccetto.
 
Na  semana do 21 de agosto, a tradicional comemoração em Morretes, da conquista do pico Marumbi que aconteceu em 1879 e que deu início  ao esporte do montanhismo brasileiro. 
 
A ferrovia tem intima ligação conosco e neste mês, na Associação dos Aposentados da RFFSA na Vila Oficinas foi  inaugurado o Painel com obra do POTY e confeccionado  pelo escultor Elvo Benito Damo. 
 
O município de Quatro Barras lançou belíssima publicação turístico-cultural. Estamos cercados de empreendimentos voltados ao montanhismo, a exemplo do Campo Base Ginásio de Escaladas, Canoying, Estacionamento Baitacão (no Anhangava), Conquista  (do Ed),  Pousada e Cervejaria Graciosa (Porto de Cima), Ginásio de Escalada Caverna (na rua 13); Climb Clean, Acampar, Alto Estilo, Alta Montanha, Ana Wanke Turismo de Aventura e Via Aventura.  
 
O Clube Paranaense de Montanhismo, com inscrições abertas para novo curso de montanhismo. Na capital contamos com três clubes federados: Clube Paranaense de Montanhismo, Nas Nuvens Montanhismo e Montanhistas de Cristo. 
 
Este ano, face a situação econômica nacional, deixamos de angariar brindes para o sorteio, mas nossa colaboradora Rossana Reis foi brindada por iniciativa da Conquista (fabrica em Campo Largo) com vários produtos a serem sorteados durante o jantar. Lembrar que Rossana Reis é a gerente do 513.
 
Para encerrar, lembrar que este convescote tem data fixa: toda segunda sexta feira do mês de maio no restaurante Cascatinha.
 
Obrigado pela atenção.
Vitamina
 
Compartilhar

Sobre o autor

VITAMINA – Henrique Paulo Schmidlin Como outros jovens da geração alemã de Curitiba dos anos de 1940, Henrique Paulo foi conhecer o Marumbi, escalou, e voltou uma, duas, muitas vezes. Tornou-se um dos mais completos escaladores das montanhas paranaenses. Alinhou-se entre os melhores escaladores de rocha de sua época e participou da abertura de vias que se tornaram clássicas, como a Passagem Oeste do Abrolhos e a Fenda Y, a primeira grande parede da face norte da Esfinge, cuja dificuldade técnica é respeitada ainda hoje, mesmo com emprego de modernos equipamentos. É dono de imenso currículo de primeiras chegadas em montanhas de nossas serras. De espírito inventivo, desenvolveu ferramentas, mochilas, sacos de dormir. Confeccionou suas próprias roupas para varar mata fechada, em lona grossa e forte, cheia de bolsos estratégicos para bússola, cadernetas, etc. Criou e incentivou várias modalidades esportivas serranas, destacando-se as provas Corrida Marumbi Morretes, Marumbi Orienteering, Corridas de Caiaques e Botes no Nhundiaquara, entre outras. Pratica vôo livre, paraglider. É uma fonte de referências. Aventureiro inveterado, viaja sempre com um caderninho na mão, onde anota e faz croquis detalhados. Documenta suas viagens e depois as encaderna meticulosamente. Dentro da tradição marumbinista foi batizado por Vitamina, por estar sempre roendo cenoura e outros energéticos naturais. É dono de grande resistência física e grande companheiro de aventuras serranas. Henrique Paulo Schmidlin nasceu em 7 de outubro de 1930, é advogado e por mais de uma década foi Curador do Patrimônio Natural do Paraná. Pela soma de sua biografia e personalidade, fundiu-se ao cargo, tornando-se ele próprio patrimônio do Estado, que lhe concedeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

Comments are closed.