5 argentinos fazem cume no Manaslu

0

O Manaslu, localizada no Nepal é a oitava montanha mais alta do mundo.

Os montanhistas Sebastián Aldana e Nicolás Fiad naturais de Jujuy, província andina localizada no Norte da Argentina, foram os primeiros de seu país a fazer cume no Manaslu, montanha de 8163 metros de altitude no Nepal. Sebastián é professor e Nicolás era seu aluno, ambos fizeram cume sem uso de oxigênio.
 
O rosarino Juan Pablo Sarjanovich após tentativa no ano passado, conseguiu realizar seu sonho fazendo cume no dia 1 de setembro em expedição liderada por Russel Brice. No mesmo dia, os famosos guias de montanha Wille e Damián Benegas, também fizeram cume, guiando um cliente norueguês e uma americana. Junto com eles também havia um montanhista argentino da província de Misiones, mas ele teve que desistir, pois não conseguiu se adaptar à altitude.
 
O quinto argentino a fazer cume foi Mariano Galván, que tem se destacado por suas escaladas no Himalaia em estilo puro e em ataques ousados. Marianito, como é chamado, fez uma tentativa de escalar uma nova rota. Ele passou 4 noites solo, bivaqueando (acampando sem barraca) e suportando as piores condições. Não pode fazer cume, desceu, descansou, se recuperou e fez cume pela rota normal, um monstro!
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário