Tocando o Vazio - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
História verídica

Tocando o Vazio


Categoria: Livros

Em junho de 1985, Joe Simpson e seu parceiro de escaladas, Simon Yates, chegam ao cume do Siula Grande...

Joe Simpson
Companhia das Letras
2004
ISBN: 8535905537
Idioma: Português


Em junho de 1985, Joe Simpson e seu parceiro de escaladas, Simon Yates, chegam ao cume do Siula Grande, a 6300 metros de altura, nos Andes peruanos. A face oeste da montanha nunca havia sido conquistada.

Os alpinistas britânicos escalaram a face inédita. Fizeram-na até o cume, e em estilo alpino. Na descida o inesperado acontece. Joe quebra sua perna. Resolveram descer com um plano por meio do qual Simon abaixaria seu companheiro 90 metros de cada vez, mas enquanto este processo ocorre, logo começa a anoitecer, Simon não podia ver quando Joe foi abaixado sobre uma crevasse. Horas mais tarde, incapaz de pendurar por mais muito tempo o peso e não sabendo se Joe estava vivo ou morto, presumindo deve ter morrido,para não ser arrastado para o abismo, Simon é obrigado a cortar a corda que os une.

Joe sobreviveu. Além disso e incrivelmente, fez seu caminho de volta para o acampamento base mais dias depois. Mais tarde escreveu um livro sobre o ocorrido, "Touching the Void" (Tocando o Vazio), publicado em 1988. Em grande parte, diz que escreveu o livro para retribuir Simon, que desde então se tornou conhecido "na comunidade montanhista" como o "homem que cortou a corda".

Tocando o Vazio é uma narrativa épica sobre medo, dor, resistência, coragem e amizade. O livro recebeu vários prêmios, como o Boardman Tasker e o NCR e foi publicado em mais de dez línguas. Foi adaptado para o cinema por Kevin MacDonald, que recebeu o Oscar 2000 de melhor documentário por Um dia em setembro.



Publicidade:


Publicidade

Publicidade