Yeti: leyenda y realidad - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mistério

Yeti: leyenda y realidad


Categoria: Livros

Quem vive no mundo ocidental já deve ter escutado ou lido muitas vezes sobre o yeti, ou mais conhecido como ´abominável homem das neves´...

Reinhold Messner
Yeti: leyenda y realidad
Ediciones Desnivel,
Madrid. 1999
219 páginas.
ISB: 84-89969-35-3
Idioma: Espanhol


Quem vive no mundo ocidental já deve ter escutado ou lido muitas vezes sobre o yeti, ou mais conhecido como ´abominável homem das neves´, tão escondido que só se pode tirar fotografias de suas pegadas. Mas ninguém jamais o teria visto. Existe na realidade? Messner se deparou com um e isso lhe bastou para se lançar durante anos em sua busca. O resultado é este livro.

De noite, caminhando longe de qualquer sinal de civilização, sozinho, um homem escuta as pisadas de um animal. Um animal erguido, peludo, de mais de dois metros de altura. Não faz ruído, se desliza sigilosamente e não ataca. O homem se sente ameaçado e se dirije até um povoado sabendo que poderiam agredi-lo por entrar de noite.

O homem é Reinhold Messner e seu encontro foi no Himalaya com o lendário yeti. Desde então não deixa de perguntar a si mesmo se realmente existe e inclusive viaja durante anos ao Himalaya buscando o lendário animal. Não obstante, descobre que a maior parte da informação está nas grandes cidades ou aonde o turismo é mais frequente e não precisamente nas regiões aonde se supõe que habita.

Messner chega logo a uma conclusão e hipóteses a provar: o yeti é um animal que existe na realidade mas que se deformou na imaginação de uma cultura que não entende o que é a vida na maior cordilheira do mundo. Então se dá a tarefa de buscar o animal que deu origem a lenda.

“Se bem que minhas afirmações sobre o yeti, lamentavelmente distorcido frequentemente, sempre se mantiveram no terreno da objetividade, as vozes começaram a subir o tom. Ao que parece, ninguém queria escutar atentamente. Tive a suspeita de que isto não mudaria nem que alguma vez eu pudesse apresentar provas irrefutáveis da realidade do homem das neves.”
(p. 173)

O livro é um interesante desenvolvimento das hipóteses da existência do yeti até que Messner encontra um dissecado em algum lugar afastado do Tibet.



Publicidade:


Publicidade

Publicidade