Planalto do Itatiaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Planalto do Itatiaia

Planalto do Itatiaia


Categoria: Livros

O montanhista e engenheiro agrônomo Helton Leite está lançando um novo e abrangente livro sobre o Planalto do Itatiaia, que desde o ano 2000, quando ´redescobriu´ a região, a freqüenta com assiduidade, onde se interessou por sua história.

Helton Perillo Ferreira Leite
Formato: 16x23cm
234 páginas
Ano 2008
ISBN 9788577730766


Deslumbrado com tudo que encontrava e descobria acerca do Itatiaia, especialmente a parte alta, o chamado planalto, entendeu que podia juntar sua vida de montanhista e prática agronômica com o amor pelas Agulhas, Prateleiras, Couto...

Daí surgiu à idéia do livro Planalto do Itatiaia, livro em papel reciclado com 234 páginas com a história do Parque do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil, que ano passado comemorou 70 anos de existência. Possui cerca de 130 fotos coloridas e descreve as trilhas, com pontos GPS e indicações por bússola, e retrata a geologia, clima, flor e fauna da região.

Inclui ainda um capítulo com Memórias de suas atividades alpinas no Rio de Janeiro, onde relembra amigos, conta aventuras e, principalmente, demonstra sua paixão pelo montanhismo e pelas montanhas.

Este livro é um convite, um guia, uma tentativa de convencimento de que vale a pena conhecer, de que vale a pena preservar, escrito e editado da forma mais pura que existe, livre de patrocínios e totalmente independente, não estando ligado a nenhum órgão ambiental, turístico ou governamental.


O PLANALTO
Livro Planalto do ItatiaiaEstrategicamente situado entre as duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, Itatiaia é dividido em duas partes: a Baixa na mata de encosta da Mantiqueira e a Alta ou Planalto na região das Agulhas Negras.

O Planalto é agreste, pedregoso, escarpado, com vegetação especial, cachoeiras, plantas raras e rochas preciosas. Um mundo diferente.

O AUTOR
Helton Perillo Ferreira Leite é Engenheiro Agrônomo com especialização em agronegócios pela FEA-USP. Hoje é produtor rural em Lorena (SP).

Montanhista desde os anos 70, antes do uso de magnésio e das sapatilhas, foi companheiro de escaladas de Jean Pierre e Rodolfo Chermont, ambos muito conhecidos no cenário de escalada carioca. Além disso, foi membro da diretoria do Clube Excursionista Carioca, onde fez a Escola Técnica de Guias de Montanha. Pelo CEC participou da abertura de duas vias no Rio de Janeiro: o Paredão C-100, na Pedra da Gávea, e o teto Queixo do Índio, no Corcovado.

Como montanhista seu maior feito foi subir a Chaminé Cachoeiro, no Itabira, em Cachoeiro do Itapemirim (ES), na época considerada a montanha mais difícil do Brasil. Sua escalada preferida ainda é a Agulha do Diabo, na Serra dos Órgãos, RJ.

Pode ser adquirido pelo preço de R$ 40,00 juntamente com o autor, pelo email helton-itatiaia@bol.com.br ou através da Livraria Montanhar.



Publicidade:


Publicidade

Publicidade