A Vida de Erwin Gröger - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Livro

A Vida de Erwin Gröger


Categoria: Livros

O Professor, como foi conhecido o alpinista Erwin Gröger, era austríaco, mas optou por construir sua história no Brasil, numa época de grandes conflitos internacionais. Aqui, dedicou aos brasileiros o melhor de seus 96 anos de vida.

Quem já se aventurou pelas trilhas e encostas da Serra do Mar no Paraná, pode ter encontrado, emoldurado pelo verde intenso da Mata Atlântica, um duende de barbas brancas e olhos azuis irreverentes, que costuma saudar os amigos com um singular beijo na testa. Esse alegre ente da floresta, que esconde a idade atrás do riso travesso, entre pincéis e apetrechos de escalada, é Enwin Gröger, um austríaco caboclo, um poeta pintor, um agrônomo orquidófilo, um escalador de primeira.

Essas múltiplas habilidades de Gröger lhe asseguram um lugar muito especial na história do Paraná, como pioneiro em atividades de reflorestamento, professor de francês, inglês, desenho e história, conhecedor e pintor de orquídeas, montanhista e poeta. Sua marca registrada, porém, é uma só: a paixão pela natureza tropical.

Nascido na Áustria em 1912, Gröger vive no Brasil desde 1939. Conheceu o grande maciço montanhoso da Serra do Mar, no Paraná, dez anos depois, durante uma viagem de trem a Paranaguá. Foi paixão à primeira vista: o desenho instigante das rochas, contrastando com a floresta intocada, gravaram-se definitivamente no coração do austríaco.

Em pouco tempo, Gröger tornou-se um marco no montanhismo paranaense, ao introduzir novos conceitos e técnicas, trazidas de sua experiência nos Alpes. Hoje, é difícil dizer quantas vezes seus pés percorreram as trilhas da Serra e suas mãos hábeis dominaram as rochas imponentes, mas é praticamente impossível contar a história das grandes escaladas no Paraná sem recorrer às memórias de Erwin Gröger.

A história contada por Teresina Costa e Maria Helena Furlanetto, é uma contribuição preciosa para manter essa memória, como um reconhecimento ao carinho de Erwin Gröger pelas montanhas e pela floresta. É, também, um presente para as gerações futuras, que terão, nas áreas protegidas da Serra do Mar, uma pequena amostra da grande floresta que um dia cobriu o território do Paraná.

Texto de Teresa Urban, retirado da contra capa do livro.

“Obrigado, Professor, por tudo!”
(Waldemar Niclevicz – no prefácio).

Pedidos*:
www.ettibagi.org.br  ,
ettibagi@pop.com.br
41 3306 0515 / 41 9605 2512

*A venda do livro auxilia na sustentabilidade do Instituto Tibagi.

A Vida de Erwin Gröger
Autores: Teresina Costa e Maria Helena Furlanetto
ISBN 85-87549-05-7



Publicidade:


Publicidade

Publicidade