As Montanhas do Marumbi

0

Após anos de ostracismo literário no assunto Marumbi, no ano de 2008 fomos brindados com o Guia de Escalada do Marumbi e, posteriormente, tivemos à disposição o livro AS MONTANHAS DO MARUMBI do experiente ´marumbinista´ Nelson Luiz Penteado Alves, ou simplesmente, Farofa.


Foi no dia 25 de abril de 2008 que o Marumbi finalmente saiu das mentes dos marumbinistas e tomou forma em um magnífico livro com 480 páginas e mais de 600 imagens, entre fotos, mapas, croquis, desenhos e pinturas.

O “Farofa”, como é carinhosamente chamado por seus amigos e admiradores, representa com magnificência o montanhismo da velha geração, dos saudosos “marumbinistas”. Neste livro, fez uso de textos de muitos anos, textos atuais, material técnico, narrativas e a soberana visão do autor sobre esse ambiente que comove à todos que passam por lá.

Realmente uma obra prima da literatura de montanha. Um produto raro por sua excelência, precioso por seu conteúdo histórico e magnífico por sair das mãos e da cabeça de uma lenda viva do montanhismo paranaense e brasileiro.

O livro narra toda a história das épicas conquistas destas famosas montanhas, berço do montanhismo brasileiro, que neste ano completa 129 anos da ascensão dos pioneiros ao topo do Olimpo, maior cume desta serra.

É um documento completo, com textos inéditos, fotos, mapas, gráficos, reproduções originais de época, desde 1879 até os nossos dias, com as recentes conquistas de maravilhosas vias de escalada técnica em rocha.

O conjunto Marumbi que eternamente atrai a todos que o vêem e que inspirou poetas, escritores, historiadores, pintores, escultores e fotógrafos, apaixonados pela grandiosidade e beleza de suas monumentais formas, que abriga nomes famosos que um dia firmaram assinatura de suas passagens nos livros de registro de seus oito cumes, é finalmente condensado em um livro.

No livro, o leitor encontrará as narrativas, com trechos originais e apaixonantes de suas principais personalidades, descrevendo a emoção da abertura das principais vias de acesso aos seus picos, as conquistas de suas paredes rochosas, o pioneirismo, os esportes de montanha e sua evolução, o nascimento dos clubes de montanhismo e o socorrismo organizado, pioneiro no Brasil.

Também localizará os Caminhos para o Marumbi, suas trilhas de acesso e rotas coloniais e a sinalização de suas vias. A formidável história da ousada Ferrovia Paranaguá – Curitiba, construída no período do Império e que até os dias atuais, representa o orgulho da engenharia nacional, cujo traçado legou aos praticantes dos esportes de natureza o desembarque justamente aos pés destas montanhas. As Estações ferroviárias, a pedreira da família Greca, as vitórias dos marumbinistas, o marumbinismo durante a Segunda Guerra Mundial e os enigmas da Serra do Mar

Além de todos os aspectos históricos, AS MONTANHAS DO MARUMBI são recobertas pela Floresta Atlântica, que juntamente aos seus ecossistemas associados, são reconhecidos pela UNESCO como Reserva da Biosfera. É considerado Sítio do Patrimônio Natural Mundial.

A fauna, a flora e a geologia têm capítulos especiais, enriquecidos por textos de especialistas consagrados destas áreas e contêm ainda, preciosa identificação fotográfica das principais espécies.

O Marumbi físico e o meio ambiente, as altitudes e os fenômenos naturais também são abordados no livro, assim como a nomenclatura de seus picos, desfiladeiros, vales, abrigos naturais, rios e cachoeiras.

AS MONTANHAS DO MARUMBI visam esclarecer as clássicas perguntas que se faz a respeito destas montanhas. É um completo guia para novatos, veteranos, turistas e pesquisadores sobre estas espetaculares elevações, cujo cenário, representa a idealização de sonho e de magia.

“É um estímulo à paixão pela natureza.”

As Montanhas do Marumbi
Nelson Luiz Penteado Alves – farofa
ISBN 978859079510-0
Edição do Autor

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.