Chris Sharma e a evolução da escalada - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Puxando os limites

Chris Sharma e a evolução da escalada


Categoria: Personalidades

Escalada esportiva é um esporte de alto rendimento. E como em todo esporte de rendimento, existem os atletas de elite. Aqueles que alcançam um certo nível de resultados. Na escalada esportiva, embora não seja algo oficial, pode ser considerado atleta de elite todo aquele que é capaz de encadenar vias a partir de 8a (9c na escala brasileira).

Por Neudson Aquino

Mas além dos atletas de elite, existem aqueles outros que puxam os limites do esporte para níveis cada vez mais altos. Aqueles que vivem de quebrar recordes, impor novas marcas. A natação tem seu Ian Thorpe, o atletismo seu Usain Bolt, e a escalada esportiva tem Chris Sharma!

O americano de 27 anos, nascido em Santa Cruz na California, começou a escalar aos 12 anos de idade. Amigos próximos contam que já no primeiro dia no ginásio de escalada Sharma encadenou , uma via equivalente a um 6º grau. Aos 15 anos, ele , já tinha escalado o grau máximo existente nos Estados Unidos na época, o 8c (11b) da via Necessary Evil. Um verdadeiro fenômeno!

A fome de vias cada vez mais difíceis levou Sharma até a Europa, local onde lendas como Alex Huber já haviam proposto vias dois graus mais alto. E foi em Ceüse, na França, que Chris inaugurou um novo patamar na escalada esportiva mundial. Em julho 2001, depois de quase 2 anos de tentativas, Chris Sharma fez a primeira ascensão da via Realization (Biographie), que se tornou, com as próximas repetições, o primeiro 9a+ (12a) confirmado do mundo. Desde então, Chris Sharma tem incluído em seu currículo mais e mais vias nessa graduação.

A busca de desafios de Sharma, o levou à pratica do Deep Water Soloing, ou Psicobloc, como é conhecido na Espanha, onde nasceu a modalidade. Ele passou um bom tempo se dedicando a uma linha em especial em Mallorca, que ele batizou de Es Pontas. Em 2006, depois de realizar a primeira ascensão, Sharma, como de costume, não graduou a linha. Especula-se que seja mais forte que qualquer 9a+ em via existente. Sharma estava apenas esquentando para dar o próximo passo.

Vendo que o limite da escalada esportiva tinha a muito tempo se estabelecido no 9a+, e estava cada vez mais difícil achar novos desafios, Sharma resolveu criá-los ele mesmo. Passou a procurar linhas futurísticas que se adequavam ao seu estilo de escalada e as equipou. Com vários projetos espalhados, era apenas uma questão de tempo para que Sharma mais uma vez estabelecesse um novo nível na escalada mundial.

No dia , 11 de setembro de 2008, , Sharma encadenou pela primeira vez seu mega projeto em Clark Mountain, no Colorado. Uma via em um super-negativo de 80 metros, que mistura potência e resistência em um só. , Sharma batizou a nova via de Jumbo Love, e propôs o próximo grau na escalada esportiva: 9b (12b)!

Apenas 3 meses depois de encadenar Jumbo Love, Sharma voltava aos holofotes encadenando outro de seus projetos, dessa vez na Espanha. Mais um 9b para Sharma. Golpe de Estado é o nome da via. Outra via de resistência com movimentos duros e sem descanso. Sharma tinha achado o caminho para uma outra dimensão.

Sharma inaugurou assim mais um patamar de dificuldade para a escalada esportiva, e está dedicado em estabelecê-lo. Notícias recentes dão conta que o americano ainda tem mais 3 projetos na casa de 9b: Mama Chici em Oliana, First Round First Minute em Margalef e Nehandertal em Santa Linya, que pode ser um 9b+.

Essa é a diferença entre Chris Sharma e outros escaladores que anunciaram antes ter escalado esse novo grau. Enquanto escaladores como Fred Rouhling e Bernabé Fernandez propuseram Akira e Chilam Balam, respectivamente, e ficaram por ai, Sharma encadenou duas vias nessa nova proposta e já tem várias outras linhas do mesmo nível, com potencial para ir além. Resta agora esperar por novas notícias da Espanha.

E se a nova geração de Ondra e companhia quiser acompanhar o pique de Sharma, é melhor começar logo, senão o americano vai abrir uns 3 graus de vantagem. Afinal de contas, 9c está logo ali.


Neudson de Aquino, natural do Ceará, é arquiteto e escalador. Ele é autor do Blog de escalada: Desce daí doido!



Publicidade:


Publicidade

Publicidade