Marumbi - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Guia de Escaladas

Marumbi


Categoria: Livros

Espetacularmente ilustrado, traz fotos históricas, mapas e croquis do Marumbi. Um livro imperdível.

José Luiz Hartmann
Ano de edição: 2007
Idioma: Português
Formato: 21x21cm.
130 páginas.

De qualidade primorosa, esse é um livro que servirá não somente para quem quer conhecer as escaladas desse charmoso conjunto de montanhas, como para quem quer conhecer um pouco mais da nossa história do montanhismo no Brasil. Veja abaixo a página de apresentação do mesmo, escrito pelo autor:

"Os objetivos deste guia são contar um pouco da história do montanhismo e da escalada em rocha no Conjunto Marumbi, localizado na Serra do Mar no Estado do Paraná, e apresentar informações técnicas necessárias para que se possa conhecer os diferentes estilos de escalada encontrados no Marumbi. Além de informar, tem como meta colaborar na formação de uma conduta consciente em nossos ambientes naturais.

0 guia está dividido em duas partes. A primeira contém informações gerais sobre o Parque Estadual Pico do Marumbi, localização e acesso, trilhas, conduta consciente e um histórico do montanhismo paranaense. A segunda traz a descrição das principais vias de escalada, graduações, fotos e croquis. Apresenta um comentário das vias com informações específicas, data das primeiras ascensões e seus principais escaladores, bem como uma indicação do equipamento necessário.

A maior parte das oitenta vias de escalada existentes no Marumbi estão descritas neste livro. Algumas, no entanto, não puderam ser repetidas e tampouco se pôde obter maiores informações com seus conquistadores.

A elaboração deste guia resgata e registra um pouco da história das primeiras escaladas das gerações passadas e serve de veículo de consulta e informação para quem freqüenta o Marumbi. Junto ao trabalho de levantamento de informações, foi feita a recuperação de algumas vias cuja grampeação havia se deteriorado. Muitos grampos velhos foram substituídos, alguns trechos de artificial foram escalados em livre e equipados para isso, passagens por vegetação ganharam variantes pela rocha, paradas foram duplicadas e trilhas e bases de vias ganharam manutenção.

Seja consciente de sua responsabilidade quanto à escalada e sua conduta nos ambientes naturais. Como escaladores praticamos nossa atividade em um ambiente frágil e sensível, sendo nosso dever zelar pela sua conservação.

Boas escaladas!"

José Luiz Hartmann "Chiquinho"

 ,

O Marumbi é tido como um dos berços do montanhismo no Brasil, com mais de 100 anos de prática esportiva e uma reserva ecológica valiosa, mas o número de publicações de qualidade disponíveis para o público sobre este lugar é notavelmente baixo. Existem é claro, textos acadêmicos e técnicos e um livro anterior de minha autoria derivado de uma dissertação de mestrado, porém mais voltado para aspectos ambientais do Marumbi. Na verdade um véu sempre pareceu cobrir o universo da escalada no Marumbi. Sempre existiram “escaladas secretas”, “vias escondidas” e coisas do gênero que aparentemente serviam para desestimular os novatos, mas que na prática acabaram por relegar ao abandono o trabalho das gerações anteriores de montanhistas.

Este véu acaba de ser levantado agora pela notável publicação “Marumbi, guia de escalada e introdução à história do montanhismo paranaense”, onde o nosso dileto amigo José Luiz Hartmann, o “Chiquinho”, procura suprir tanto o aspecto tradicional do guia de escaladas, quanto a lacuna de apresentar ao público leigo um pouco da história do montanhismo no Paraná, em particular do Marumbi.

Com isto a publicação foge ao aspecto meramente utilitarista dos guias comuns e aparece como um livro de referência, particularmente em função do primoroso acabamento fotográfico, que mescla fotos convencionais de escaladas com fotos aéreas de grande distância, além de imagens antigas que dão um sabor adicional à publicação.

Edson Struminski (Du Bois)


O Guia de Escalada do Marumbi está disponível para venda clicando AQUI




Publicidade:


Publicidade

Publicidade