Brasileiros nos Sete Cumes - Take Quatro - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
7 Cumes

Brasileiros nos Sete Cumes - Take Quatro


Categoria: Estatística

Atualização das informações sobre os brasileiros que estão no projeto 7 cumes.

por Rodrigo Granzotto Peron


CONQUISTAS MAIS RECENTES

Em 21.06.2011, o paranaense Dino Camargo atingiu o ponto mais alto da América do Norte. Com o Denali, Dino agora já conta com quatro cumes. Iniciado o projeto em 2008, parece que agora segue em um rumo firme.

Em 17.08.2011, Karina Oliani culminou o seu terceiro pico, o Elbrus, adicionado à lista que já contava com Aconcágua e Kilimanjaro. A paulista está também decidida e empenhada em escalar todos os sete cumes.

Em 11.12.2011, o gaúcho Manoel Morgado completou sua coleção de cumes, ao pisar no cimo do Vinson, na Antártida. Uma boa oportunidade para aqueles que desejam saber mais sobre as aventuras desse verdadeiro ícone do montanhismo nacional é o recém publicado Sonhos Verticais, livro que apresenta detalhes sobre a sua carreira.

Em 06.01.2011, Ana Elisa Boscarioli também culminou o Vinson, e cravou seu quarto pico. Após lançar o Projeto 7 Cumes, e conquistar o Everest em 2006, ficou por uns anos afastada. Em 2011, retomou-o, e amealhou o Elbrus ano passado e, agora o ponto mais alto da Antártica.

Em 08.02.2012, o cearense Rosier Alexandre escalou o Carstensz Pyramid, na Indonésia. Nos últimos doze meses, Rosier ligou o turbo, e tem escalado os picos com uma velocidade vertiginosa. Em abril, Kilimanjaro; em agosto, Elbrus; e em fevereiro Carstensz. Aqui cabe um parêntese. O Carstensz foi uma conquista importante e valiosa para Rosier. O cearense foi o segundo brasileiro a culminar o pico mais elevado da Oceania (atrás apenas de Niclevicz).

Em 20.02.2012, a paulista Ayesha Zangaro ascendeu o Aconcágua, segunda perna em sua aventura (após o Kilimanjaro em 2011). Não há como não se encantar com essa adolescente com planos de se tornar a mais jovem sulamericana a concluir os 7 Cumes. Todos estamos na torcida por suas próximas expedições.

Como se percebe, há vários brasileiros buscando ascender os 7 Cumes, em estágios variados, mas basicamente todos com os picos mais acessíveis dominados (Elbrus, Kilimanjaro e Aconcágua) e buscando angariar os mais elusivos (Everest, Carstensz e Vinson).

SURGE UM NOVO PROJETO – 2x7 Cumes

O incessante Manoel Morgado, em conversa informal com o autor, confidenciou que pretende partir para o 2x7 Cumes, que consiste em culminar por duas vezes cada montanha integrante do circuito. Manoel já possui vários cumes no Kilimanjaro (5), Elbrus (2) e Aconcágua (2). Faltar-lhe-iam, portanto, os outros quatro. A intenção de Manoel é re-fazer as escaladas do Denali e Vinson em 2013, e do Everest e Kosciuszko (ou Carstensz) em 2014, para ser o primeiro sulamericano a duplamente percorrer os sete cumes, uma aventura inédita na América do Sul.

PLANOS DOS OUTROS ESCALADORES

Ayesha, segundo informação divulgada em seu blog, deve rumar para o Denali, o Carstensz e o Kosciuszko ainda em 2012. O Vinson está previsto para 2013, juntamente com Elbrus. E para 2014, o Everest.

Segundo seus planos originais, Rosier deveria terminar os 7 Cumes com o Everest, em 2013. Até lá, faltam-lhe Vinson e o Denali (que foi tentado em 2010, quando o cearense voltou a 63 metros do cume), que provavelmente serão tentados este ano, para poder cumprir o roteiro.

Ana Elisa ainda não divulgou oficialmente qual será a sua próxima aventura, mas faltam-lhe o Kilimanjaro, o Carstensz e o Denali.

De acordo com o que consta em seu website, Karina Oliani está em busca de patrocinadores para  escalar as quatro montanhas que lhe faltam: Carstensz, Vinson, Denali e Everest.

Dino também não divulgou ainda qual seu próximo passo, mas no horizonte estão Carsntensz, Vinson e Everest.

A NOVA LISTA DE BRASILEIROS NA BUSCA DOS 7 CUMES:

07 – Waldemar Niclevicz (PR) [concluiu Versão Carstensz 1997 e Versão Kosciuszko 2006]
07 – Manoel Morgado (RS) [concluiu Versão Kosciuszko 2011]
06 – Mozart Catão (RJ) [morreu quando faltava somente o Carstenz]
06 – Carlos Morey (RJ) [falta Everest]
05 – Eduardo Keppke (SP) [faltam Vinson e Carstensz]
05 – Cid Ferrari (SP) [faltam Everest e Carstensz]
04 – Guilherme Rocha (RJ) [desistiu, tentou entre 98-04, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Helena Artman (RJ) [desistiu, tentou entre 98-99, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Charles Klein (RJ) [desistiu, tentou entre 99-04, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Fabio Couto Rosa (SP) [desistiu, tentou entre 04-06, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Dino Camargo (PR) [desistiu, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Rosier Alexandre (CE) [culminou Aconcágua, Kilimanjaro, Elbrus e Carstensz]
04 – Ana Elisa Boscarioli (SP) [culminou Everest, Aconcágua, Elbrus e Vinson]
03 – Lucas Tejero (SP) [desistiu, tentou entre 98-01, culminou AC, EL, KI]
03 – Heron Teixeira (SP) [desistiu, tentou entre 98-01, culminou AC, EL, KI]
03 – Karina Oliani (SP) [culminou Aconcágua, Kilimanjaro e Elbrus]
02 – Ayesha Zangaro (SP) [culminou Kilimanjaro, aos 16 anos, e Aconcágua]
02 – Vinícius Nery (RJ) [desistiu após culminar AC e KI]

Observação final: A lista acima, que está atualizada até 10-3-2012, não é exaustiva, podendo haver outros escaladores que estejam almejando os 7 Cumes, mas dos quais o autor não teve ainda ciência.

Qualquer dúvida ou correção: alazaf AT terra.com.br

 

As fotos que ilustram este artigo foram gentilmente cedidas pelos montanhistas




Publicidade:


Publicidade

Publicidade