Interlaken, o povoado suiço dos sonhos - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Suiça

Interlaken, o povoado suiço dos sonhos


Categoria: Lugares

A excelente situação geográfica de Interlaken, no centro da Suiça, torna este pequeno povoado no ponto de partida ideal para uma infinidade de excursões para os glaciares mais incríveis, cascatas de 400 metros de altura, lagos de uma singular cor azul turquesa e três das montanhas mais majestosas dos Alpes: o Eiger, o Monch e a Jungfrau.

“Quem não visitou Interlaken não conhece a Suiça”, afirmou em uma carta o compositor alemão Félix Mendelssohn. Não é para menos, porque o pequeno povoado se encontra no coração do país alpino, entre os lagos Thun e Brienz, e aos pés de três das montanhas mais célebres dos Alpes.

Em qualquer ponto da localidade podem ser vistos a Jungfrau (4.158 metros), o Monch (4.099) e o Eiger (3.970), conhecido por sua temível face norte, uma incrível parede vertical de 1.500 metros, mítica no alpinismo por sua extrema dificuldade e pelo grande número de escaladores que nela perdiram a vida.

As três fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e glaciares que desde 2001 é patrimônio natural da humanidade e há vários anos é cenário de numerosos filmes independentes.

De Interlaken parte um trem em direção a Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa, a 3.454 metros de altitude. É uma impressionante obra de engenharia construída entre 1896 e 1912, que conduz o visitante ao que, sem dúvida, é um dos lugares mais belos do planeta.

Após percorrer vales salpicados de riachos e casas de madeira e atravessar vários kilômetros pelo interior do Eiger, a pouco mais de 30 kilômetros ao leste do nascimento do Alstech, se encontra o glaciar de Trift, que oferece um imponente espetáculo.

Para chegar a ele pode-se pegar o teleférico da central elétrica Oberhasli, e daí seguir o escarpado caminho que conduz até o glaciar e a ponte suspensa mais alta e mais longa da Europa: 102 metros de tábuas de madeira e cordas que se balançam 80 metros acima do pequeoo lago de Trift, conhecido por suas águas de cor turquesa.
 




Publicidade:


Publicidade

Publicidade