Noche estrellada, livro de Isabel Suppé - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Literatura

Noche estrellada, livro de Isabel Suppé


Categoria: Livros

A montanhista alemã, radicada na Argentina Isabel Suppé conseguiu o segundo lugar no premio Desnível de literatura de 2011.

Um acidente terrível e um milagre. Depois de cair 400 metros na Asa Esquerda, montanha localizada no complexo do Condoriri, na Cordilheira Real da Bolívia em 2010, Isabel Suppé não só resistiu aos ferimentos, como também sobreviveu mais duas noites no gelado glaciar da montanha.  A equipe de resgate foi à procura de um corpo e encontrou Isabel lutando pela vida.

Não haveria título mais apropriado para descrever o sofrimento de Isabel nestes dias em que esteve entre a vida e a morte. Será que ela agüentaria uma noite a mais? Nunca saberemos. O fato é que seu parceiro de escalada, Peter Cornelius Wiesenekker não resistiu a primeira e faleceu em decorrência dos ferimentos e da baixa temperatura na montanha.

Literatura

Muito mais do que apenas descrever a escalada trágica na Asa Esquerda e sua luta pela sobrevivência, Isabel conta como começou na montanha, sua experiência nos Andes, onde inclusive foi parceira de brasileiros em diversas escaladas pelos Andes e sua história na Argentina. Isabel chegou ao país sul americano para estudar literatura latino americana. Em sua república, em Buenos Aires, faltava uma geladeira. Foi uma economia para comprar este eletrodoméstico, que foi para os ares e se transformou em sua primeira experiência nos Andes.

De lá pra cá, Isabel não parou mais, nem mesmo depois de ter quase destruído sua perna no acidente na Bolívia. Superando a dor e os problemas nos ossos, Isabel já escalou montanhas com mais de 6 mil metros. No México, onde faz uma sabatina no lançamento de seu livro, Isabel quase alcançou o topo da montanha mais alta do país, o Pico Orizaba, com mais de 5.800 metros! Tentativa que foi frustrada pelo mal tempo.

Isabel escreveu o livro totalmente em espanhol, mas no espanhol argentino. Ela afirmou que esta não é sua língua mãe, mas consegue se expressar bem no dialeto platino. Isabel afirma que esta derivação do espanhol não é inferior ao da pátria de Cervantes. Desta forma, Noche Estrellada é o primeiro livro escrito na Editora Desnível com o espanhol do continente americano.

Resumindo o livro em poucas palavras, Isabel diz:

“O livro é sobre a vida, a morte, a montanha, os desejos que nos atam à ela e que nos faz sermos humanos”.

 

Dados técnicos:

Noche estrellada:  Una historia de supervivencia y escritura

Autora: Isabel Suppé

ISBN: 9788498292480

Editorial: Ediciones Desnivel 2012

Dimensões: 14 cm x 21 cm

Idiomas: Castelhano (Argentina).




Publicidade:


Publicidade

Publicidade