Kit de Emergência – Como montar o melhor para sua aventura! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Realmente útil

Kit de Emergência – Como montar o melhor para sua aventura!


Categoria: Saúde

Sabe aquele pequeno item, escondido no fundo de um dos bolsos da mochila e que raramente você lembra que ele existe, mas pode salvar a tua próxima aventura?

Kit de emergência? Não seria kit de primeiros socorros?
 
Não. Quando estamos em ambiente de montanha, em meio a uma baita aventura, nosso kit de “primeiros socorros” não pode ser o tradicional kit que era vendido em farmácias e que até hoje teu avô leva no carro para uma eventual blitz da polícia. Ou você acha mesmo que aquela “tesoura sem ponta” vai realmente te ajudar numa roubada daquelas?
 
Para as atividades de aventura, nosso kit tem que ser muito mais preciso e muito mais útil as reais necessidades. Primeiramente ele tem que ser pequeno e leve. Se o kit de emergências mais parecer um estorvo, na hora em que você estiver arrumando a mochila, muito provavelmente será o item escolhido para ficar, em prol de um café da manhã mais substancioso.
 
Além disso, como no preambulo da matéria, ele deve ser tão pequeno que você nem deve nem lembrar que ele está ali, enquanto não precisar.
 
Para que isso seja possível, nossos itens emergenciais devem ser restritos a realmente necessários em uma “roubada”! E aí entra a experiência de quem já passou por roubadas, que num simples bate papo, pode nos fornecer dicas valiosas dos itens que eles mais gostariam de possuir enquanto estavam naquele momento tenso, que hoje tão alegremente contam nas rodas de amigos.
 
Dessa forma, segue nossa lista:
 
1. Cobertor de emergência. Item mais valorizado do kit, principalmente quando é necessário passar aquela noite não prevista na mata. É mais valorizado ainda quando está chovendo e ventando. Não vai proporcionar a melhor noite de sono da tua vida, mas pode ser a diferença entre passar uma noite, ou não passar...
 
2. Algumas barras de chocolate. Chocolate é rico em açúcar, tem prazo de validade longo, é gostoso, derrete na boca, resolve problema de hipoglicemia, e pode levantar a moral de quem está a horas perdido naquele vale sem saída e sem comida há 2 dias. Quatro barrinhas de chocolate “Baton” pode dar um outro sabor a tua roubada...
 
3. Canivete Victorinox. Nem preciso mencionar que ele tem maior utilidade que a tesoura sem pontas né? De preferência, tenha um com algumas funções extras. Se ele tiver uma pinça, melhor.
 
4. Pederneira. Leve, fácil de usar, e garante fogo mesmo quando molhado. Não é perfeito? Pode te salvar até de comer “miojo chips”. Quando se está numa verdadeira roubada, o fogo é essencial para que a noite escura não seja assim tão escura.
 
5. Silver tape. Outro item mágico! Serve pra tudo: Construir um abrigo, remendar a bota, consertar a vareta da barra, proteger um ferimento. Só não passa fax... Mas para levar este item, nada melhor que enrolado no item abaixo:
 
6. Caneta. Serve pra enrolar alguns metros do silver tape, porém, também serve para escrever onde você está em um pedaço de papel, pano, camiseta e etc, indicando para eventuais buscas que podem passar no local, tua posição onde está se abrigando. Também já ouvi falar que serve pra fazer uma traqueostomia. Mas a menos que você seja médico, vamos esquecer isso, ok?
 
7. Protetor solar. Sim, é extremamente necessário estar nesse kit! Mas não leve o protetor naquele vasilhame gigante que você comprou na farmácia. Prefira colocar um pouco num tubo pequeno. Não vai ocupar quase nada de espaço, e pode evitar uma insolação.
 
8. Saco Plástico. De preferência daqueles transparentes, que muitas pessoas colocam papel A4, sabe? Serve pra muitas coisas: Ajuda a pegar água quando a única fonte está apenas escorrendo numa pedra, guardar algum alimento que você esteja “economizando”, transportar água e também pode proteger teu celular numa chuva não prevista.
 
9. Bússola pequena. Saber o norte num dia totalmente nublado no meio de campo de altitude vai te ajudar muito a não entrar na roubada.
 
10. Apito. Se você acha que isso é preciosismo, fique gritando um dia todo por socorro e veja o que acontecerá com tua voz...
 
11. Lenço limpo. Ah sim, alguns itens do kit de Primeiros Socorros tradicional também são importantes no nosso Kit de Emergência. Um lenço limpo serve para limpar um ferimento, serve como bandagem, para iniciar um fogo quando tudo está molhado e até mesmo te ajuda a tomar um banho para arrumar uma carona.
 
12. Analgésico. Tenha sempre nesse Kit alguns analgésicos. Nem preciso mencionar por quê, né?
 
13. Clorin. Só quem já ficou sem água por horas, e a única que encontrou estava numa poça amarela com um bicho morto dentro sabe a importância desse item.
 
14. Luz Química. Um kit de emergência também deve suprir alguns problemas de equipamentos! Sabe aquela lanterna que você não troca a pilha já faz um tempinho? Pois é... Falhou bem no dia que você não esperava. Para isso, um bastão de luz química resolve qualquer parada! E possui a grande vantagem: não precisam das pilhas... Mas se a proposta são aventuras "um pouco mais radicais", não tem jeito. O negócio é levar outra lanterna pequena de reserva! Itens recomendados pelos leitores Leonardo Lange e José Zuhlke Gonzalez.

15. Pilhas Reservas. São pequenas, leves, fazem quase todos os nossos eletrônicos funcionarem e, de quebra, com mais alguns acessórios, da até pra fazer fogo com elas! Prefira sempre pilhas de Lithium. Além de terem uma durabilidade maior, não descarregam no frio...
 
Lembre ainda, que tudo precisa ser armazenado em um bag pequeno, de fácil acesso e que seja identificado como de emergência.
 
Tem alguma dica a mais? Não deixe de comentar abaixo!
 



Publicidade:


Publicidade

Publicidade