Guia de escalada do Cuscuzeiro

0

O Morro do Cuscuzeiro é considerado um dos melhores points de escalada em arenito do estado de São Paulo. Localizado na cidade de Analândia, entre Rio Claro e São Carlos, o local apresenta mais de 70 vias de diversos níveis. Todos escaladores deveriam um dia escalar neste local.

Escrito pelo escalador de São Carlos Rodrigo “Genja” Chinaglia, o guia do Cuscuzeiro é dividido em três partes.
A primeira contém informações como história da escalada e como ela evoluiu até os dias de hoje na região, como foram as primeiras vias e como se deram as últimas conquistas. Possui uma parte falando sobre a formação geológica do morro escrita pelo Pedro Hauck e orientações práticas para quem quer escalar no local pela primeira vez. Dicas de comportamento, ética local e como utilizar o guia (nomenclaturas, significados, símbolos, etc…).
Na segunda parte estão os detalhes sobre cada uma das mais de 60 vias, que contam com foto, traçado, altura, quantidade, tipo de proteções e graduação para cada uma delas. A terceira parte aborda detalhes das vias e fica separado da segunda parte para não “tirar” o “a vista” das pessoas que quiserem consultar os detalhes como altura, número de proteções e grau da via, sem saber “Betas” sobre a referida via.
Detalhes como o acesso a cada uma das 4 faces do Cuscuzeiro, por onde vai o crux, ou se a via é de regletes, abaolados ou esticões. Detalhes de quem conquistou a via, se é uma via pra quem está começando aprender a guiar ou se é praquela pessoa que quer fazer sua base sólida de oitavos. Em alguns casos, como mencionado no livro, o autor não tentou falar como é o crux, mas não tem como não mencionar tais detalhes quando se está falando sobre a via.
Guia de escaladas do Cuscuzeiro:
Autor: Rodrigo Chinaglia
104 páginas coloridas com fotos de todas as vias
Acessos, histórico, ética local e descrição de todas as vias
Totalmente em português porém com os graus Brasileiro, Francês e Americano – Com ilustrações compreensíveis para qualquer língua
Veja mais:
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.