O que é e para que serve o SPOT

0

O SPOT é um rastreador pessoal via satélite e tem muitas funções que aumentam a segurança de praticantes de esportes outdoor e servem também para rastrear pertences como carros, tratores e cargas. Conheça melhor este aparelhinho e saiba quais são suas funções.

Por Pedro Hauck

Spot Gen 3

Era uma noite de lua nova e eu estava retornando de uma ascensão à uma montanha remota nos Andes da Argentina. Meu parceiro de montanha, preocupado em encontrar a barraca no meio da escuridão, foi na frente e perdemos ele de vista. Com a bateria do rádio no fim e sem contato, acabei descendo um vale errado. Notando minha demora, meu parceiro liga para uma amiga que vê pela internet que estou perdido e passa minhas coordenadas para que ele fosse me resgatar, evitando que eu passasse uma noite gelada no relento. Você acha que isso não aconteceria com você?

O que poderia acontecer se eu não tivesse o SPOT? Quantas tragédias um rastreador como este poderia evitar se existisse há mais tempo?
Funcionando com um pequeno emissor de sinal de GPS, o SPOT funciona em qualquer lugar com céu livre. Como é feito em um material extremamente resistente, ele nunca quebra e também é a prova de água e sua bateria não descarrega com o frio. Falando nela, o SPOT é alimentado por pilha AAA que duram mais de 20 dias estando as 24 horas ligadas.
Há dois modelos de SPOT no Brasil, o Gen3 e o Trace. Este ultimo é o mais simples e é feito para deixar escondido em pertencentes como carros, cargas, tratores, motos, etc. Ele funciona como um rastreador de carro, com a vantagem de ser anti jammer, ou seja, os inibidores de sinal de rastreadores (jammers) ou “capetinhas” como são chamados pelos bandidos, não funcionam com ele e assim você pode ter a segurança de sempre poder rastrear suas coisas com ele.

Spot GEN3 em uso.

Este rastreamento é feito por você mesmo. Ele pode ser feito pelo computador, numa interface do google Earth ou por um aplicativo de celular. Nem preciso dizer que tenho um SPOT Trace em minha caminhonete.

Já o SPOT Gen 3 tem mais recursos. Além de poder ser usado como um simples rastreador como o TRACE, este modelo tem alguns botões que emitem mensagens para as pessoas que você cadastra previamente. Um destes botões é a mensagem de ok. Esta mensagem serve para você dizer que está bem. Por exemplo, se estiver numa expedição e caminhou o dia inteiro, pode acionar este botão dizendo que acampou no fim do dia e tudo está normal.

Área de cobertura do Spot GEN3

Outro botão é de mensagem personalizada. Como pratico montanhismo, configurei este botão com uma mensagem que cheguei no cume de uma montanha. Configurei esta função e ela é publicada em minha página no facebook, assim todos podem saber que cheguei no topo de uma montanha. Fazendo isso, a SPOT publica uma mensagem na minha página e se a pessoa clicar nela, aparece um mapa de onde estou. Eu configurei assim, mas depende de você e do que você pratica usar ela com quiser.

Outro botão é de ajuda. Nele você cadastra alguém de confiança que você sabe que vai te tirar de uma enrascada. Quando estou aqui no Brasil, deixo configurado para meus amigos montanhistas esta função. Se eu me perder numa trilha sei que eles podem me ajudar. Nos Andes, eu sempre cadastro algum amigo que mora na região que dispõe de meios de me resgatar, como o Jonson Reynoso que mora em Fiambalá (cidade perto de centenas de montanhas que ando frequentando). Ele tem um 4×4 e pode ir de encontro ao local que estou para me ajudar se eu precisar.
Há ainda um botão de resgate. Se você clicar nele, o pedido cai na central da SPOT e eles contatam alguém perto de onde você estiver para te tirar de uma enrascada. Este resgate será profissional e claro, pago. Dependendo da complexidade irá envolver helicóptero e tudo mais que seja necessário para que você seja resgatado com vida.
Um ultimo botão é o acionamento do rastreamento. Mantendo este botão ativado, de tempos em tempos é enviado um sinal e a união deles fará um traçado, um registro de suas andanças. O legal disso é a possibilidade de que alguém te siga ao vivo, isso se você quiser, é claro. É possível com este recurso colocar um mapa em um site ou no próprio facebook ou outras redes sociais e as pessoas podem te seguir, acompanhando uma viagem.
Acho que este tipo de equipamento é essencial para montanhistas, pilotos de parapente, trekkers, canoístas, ciclistas e viajantes em geral (pessoas de carro, moto ou qualquer outro meio).
O aparelho não custa muito caro, mas é necessário pagar uma mensalidade. O preço depende dos serviços que deseja, a diferença de tempo em que o sinal do aparelho é emitido e a quantidade de pessoas que recebem as mensagens e os alertas, que podem ser enviados tanto por email quanto por SMS de celular.
Com a popularização deste equipamento a tendência é que os preços fiquem cada vez menores, embora mesmo hoje já serem acessíveis. Com isso teremos muito mais segurança e com segurança poderemos ter menos casos de incidentes e ter mais liberdade também.
Só não deixa sua mulher saber disso!
Veja mais:
Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck natural de Itatiba-SP, desde 2007 vive em Curitiba-PR onde se tornou um ilustre conhecido. É formado em Geografia pela Unesp Rio Claro, possui mestrado em Geografia Física pela UFPR. Atualmente é sócio da Loja AltaMontanha, uma das mais conhecidas lojas especializadas em montanhismo no Brasil. É sócio da Soul Outdoor, agência especializada em ascensão em montanhas, trekking e cursos na área de montanhismo. Ele também é guia de montanha profissional e instrutor de escalada pela AGUIPERJ, única associação de guias de escalada profissional do Brasil. Ao longo de mais de 25 anos dedicados ao montanhismo, já escalou mais 140 montanhas com mais de 4 mil metros, destas, mais da metade com 6 mil metros e um 8 mil do Himalaia. Siga ele no Instagram @pehauck

Comments are closed.