Badhezir - Um ilustre visitante - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Um recorte da história em nossas montanhas.

Badhezir - Um ilustre visitante


Categoria: Livros

Em meio a lendas e teorias, a história dos fenícios é repleta de mistérios e vitórias. Nunca um povo foi tão longe mediante a tecnologia empregada nos primórdios da navegação.


Badhezir - Um ilustre visitante
Autor: Atila Barros
Paginas: 227 - Tamanho do Livro: 14cm x 21cm.
Língua: Português
Editora: Komedi - Rio de Janeiro - 2004


Conquistas e derrotas marcaram uma civilização sem limites entre terras e mares. Esculpido por capricho da natureza ou por mãos humanas dorme um enigma em terras tupiniquins. Para quem se aventura nas montanhas do Rio de Janeiro, um rosto desconhecido, para quem caminha pela irregular trilha do passado, um mistério a ser resolvido. Assim é o livro de Atila Barros, respostas a perguntas freqüentes sobre a Pedra da Gávea e suas lendas agora respondidas em uma linguagem moderna e dinâmica.

Em terras cariocas talvez nenhuma montanha conserve tantas lendas e mistérios em torno de si quanto a Pedra da Gávea. Misterioso e imenso bloco de granito que se ergue abruptamente do mar impressiona por sua imponência. Por obra dos ventos e da chuva ou pelas mãos hábeis de um povo já extinto, sua estranha forma parecida com a de uma esfinge é hoje motivo de discórdia entre o real e o inimaginável. Mesmo que ignorada por maior parte dos cariocas, em sua fronte dorme tranqüila a face quase humana de um ilustre visitante.

Desde o berço da humanidade o papel da montanha tem seu espaço místico entre o abstrato e o real. A reverência à moradia dos deuses e o temor de sua ira fez da montanha algo mais do que uma divindade ou altar para adoração. A montanha se tornara sinônimo de desafio, o Deus a ser conquistado. ,  ,

Na procura do que o passado criou em nossas terras, uma civilização, uma cultura, um rei, teorias e especulações foram criadas para tentar recontar a historia. Agregando a discussão, esta obra trás vestígios e relatos dessa encantadora memória esquecida no mais terrível oponente da história, o tempo. O autor Atila Barros traz em pauta um recorte da história que fica preso aos mitos criados pela sociedade, enriquecendo a cultura da cidade maravilhosa com um encanto secreto que vigia o Rio de Janeiro.

"Atila Barros mostra em seus livros que as montanhas são muito mais que gigantes feitos de pedra ou deuses que devam ser temidos."

Fabio Medeiros.
Editora Komedi




Publicidade:


Publicidade

Publicidade