A Gruna: Garimpo de Blocos - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
boulder na Chapada da Diamantina

A Gruna: Garimpo de Blocos


Categoria: Vídeos

Na Chapada da Diamantina, homens se encontram com a rocha. Escaladores e Garimpeiros vivem em um mesmo pano de fundo a superação de desafios. Na busca do diamante perfeito e de um boulder de grande valor.

Cidade das pedras

Localizada no município de Andaraí na Chapada Diamantina, a vila de Igatu representa um importante sitio natural da presença garimpeira nas lavras de diamante. Xique Xique,como era conhecida,foi fundada por volta de 1840 por garimpeiros que vieram atrás dos lençóis diamantíferos recentemente descobertos na região.

O diamante foi exaustivamente explorado e a vila chegou a aglomerar cerca de nove mil pessoais. Seu comércio era próspero, sendo passagem das tropas que subiam em direção norte ate os distritos de Andaraí, Lençóis e Palmeiras com toda a espécie de carregamentos e miudezas.

Por volta de 1871, com o declínio do diamante, a vila passou a ser abandonada pelos moradores que se debandaram para sul e sudeste do Brasil. deixaram para trás suas casas e tocas garimpeiras que hoje formam as varias ruínas que deram o apelido a vila de a cidade das pedras.  ,

Garimpo de blocos

O ensaio A Gruna buscou associar o trabalho dos garimpeiros na lavra de diamantes, da vila de Igatu, com a prática da escalada esportiva fazendo uma comparação análoga entre duas atividades distintas, mas que tem na rocha um obstáculo a ser vencido.

A ação de garimpar, procurar, serve tanto ao garimpeiro á procura do diamante perfeito quanto do escaladador á procura da linha perfeita. Mesmo tendo alcançado seu objetivo esses homens retornam ao garimpo a procura de outro diamante ou de novos desafios. Na busca pelo diamante os garimpeiros formaram grunas, aberturas feitas nas rochas, e viveram em tocas feitas nos blocos de pedra.

Os escaladores Thiago e Matheus Veloso, Gustavo Mendes, Stefano Mastrocola, associado a Gustavo Baxter (Dedosfritos produções imagéticas) e Pablo Micael (Libidinoise) passaram vinte dias escalando essas grunas e tocas de seus diamantes.

Patrocínio: Guia Aventura, FACEV
Apoio: Conquista, Mountain Voices,Adrena ,Gringa Agarras, DAC-UFV e Kalango




Publicidade:


Publicidade

Publicidade