Garoto de 13 anos manda via de 10c - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Menino prodígio

Garoto de 13 anos manda via de 10c

O jovem alemão David Firnburg, de apenas 13 anos de idade, logrou escalar seu primeiro 8c (10c brasileiro)!

Fonte: Desnivel

Em apenas uma semana de malhação, o garoto prodígio alemão, David Firnburg, de apenas 13 anos, escalou a via L´espiadimonis na Cova Boix, Margalef, Espanha.

Esta via foi aberta em 2006 por Ramón Julian, um dos melhores escaladores espanhóis, que na época sugeriu um grade de 8c+, ou seja, 11a na graduação brasileira. Em seguida, a mesma via foi posta na cadena por Dave Graham dos Estados Unidos, um ano mais tarde, que sugeriu que fosse mais fácil, já que segundo ele, a via fazia seu estilo, por que tem muitos bidedos e monodedos que exigem bastante força nas mãos.

A mesma via foi encadenada por outro jovem prodígio, de também 13 anos, no ano passado. Trata-se de Geoffray de Flaugergues, que sugeriu adicionar uma barra no grau da via (8c/c+). Agora, com David Firnburg, a via fica por vez sugerida como 8c (10c do Brasil). David já havia escalado outras vias dificeis, como Kaleo borroka (8b+, Siurana) e Super patate d´or (8b+, La Turbie). Com isso ele achou que não fosse possível pular um grau e assim escalou seu primeiro 8c.

Fonte: Desnivel

Publicidade:


Publicidade

Publicidade