Ciência na Montanha - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo com conteúdo

Ciência na Montanha

O Ciência na Montanha é um página de divulgação que pretende reunir artigos científicos de diversas áreas que tenha como objeto de estudo as montanhas.

Fonte:

Não se trata de uma revista científica, o Ciência na Montanha apenas divulga artigos já publicados em revistas e anais de eventos com a devida autorização do autor. Também aceitamos Monografias, Dissertações e Teses para compor este banco de dados.

O objetivo do Ciência na Montanha é reunir os trabalhos com este objeto de estudo formando um banco de dados importante para facilitar pesquisas futuras, dando subsídios para novas pesquisas em Geografia, História, Geologia, Ecologia, Biologia, Engenharia Florestal, Educação Física, Geofísica em diversas sub-áreas, tais como Geomorfologia, Biogeografia, Fitossociologia, estratigrafia, petrologia, paleogeografia, arqueologia, antropologia, direito ambiental, botânica, climatologia, enfim diversas áreas de pesquisa que têm as montanhas e os povos de montanhas como objeto de estudo.

Esperamos também incentivar jovens universitários a seguir estas linhas de pesquisas em suas iniciações e trabalhos de conclusão de curso, preferencialmente nas montanhas brasileiras onde há problemas ambientais. Ambicionamos ainda que a colaboração de cientistas na montanha traga uma visão menos tecnocrata da montanha e que isso valorize ainda mais a cultura do montanhismo com a geração de novos conhecimentos.

Confira abaixo os artigos:

HAUCK, Pedro. A. . A Teoria dos Refúgios Florestais e sua relação com a extinção da megafauna Pleistocênica: Um estudo de caso. Estudos Geográficos (UNESP), v. 5, p. 121-134, 2008.

HAUCK, Pedro. A. . Matas, campos e mandacarus: A Teoria dos Refúgios Florestais aplicada ao estudo da paisagem na Serra dos Cocais entre Valinhos e Itatiba - SP.. Rio Claro 2005 (Trabalho de conclusão de curso - TCC).

HAUCK, Pedro. A. . As superficies antigas da Serra dos Cocais: Setor Ocidental do Planalto Atlântico Paulista. In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2008, Belo Horizonte. Anais do VII SINAGEO, 2008.

HAUCK, Pedro. A. . O Espaço das Altas planícies estépticas intercordilheiranas da América do Sul Tropical povoada pelas etnias Quéchuas - Aymarás. Problemáticas regionais: Tawantisuyo - Alto Peru - Bolívia.. In: V Seminário das Pós-Graduação em Geografia, 2005, Rio Claroi. Anais do V Seminário da Pós - Graduação em Geografia, 2005. p. 329-352.



Para submeter trabalhos, envie um email para altamontanha@altamontanha.com



Publicidade:


Publicidade

Publicidade