O futuro já começou! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Resultados da Seletiva

O futuro já começou!

Aconteceu hoje, (08/02) as finais da primeira seletiva para a formação da seleção brasileira de escalada esportiva no Ginásio Via Aventura em Curitiba – PR.

Fonte:

Por Pedro Hauck

O campeonato foi marcado pelo equilíbrio entre os atletas, em uma competição de alto nível em que a diferença de poucas agarras representou grandes mudanças nos resultados. Os jovens escaladores se mostraram muito motivados e lutaram até o limite de suas forças dando um espetáculo ao público presente.

Para começar o dia, a primeira categoria a competir foi a dos atletas Juvenil B, onde aconteceu a disputa entre Caio Lopes de Curitiba e Andreas Pauli de Campo Alegre. Ambos foram muito bem e fecharam a via da final, arrancando aplausos da platéia e deixando a decisão para mais tarde.

Em seguida veio as meninas do Júnior com vitória da paulista Ana Shaw sobre as cariocas Thaís e Luana.

Logo, a categoria mais disputada e equilibrada, a Juvenil A, que contava com 12 atletas. O melhor desta categoria foi o já esperado Jonas Leffeck, mas a diferença entre o segundo e o oitavo colocado foi de poucas agarras. Por muito pouco que o paulista Gustavo “Bruce” Garcia não fica em segundo. Ele e o carioca Pedro Gomes pisaram em um lugar no módulo onde não era permitido e foram penalizados, deixando Jürgen Pauli na segunda colocação, fazendo uma dobradinha da turma de Campo Alegre –SC e deixando a disputa do terceiro lugar entre Pedro e Gustavo para mais tarde.

Na disputa entre a mineira Mariana Gomes e Ana Paula Veloso, da categoria Juvenil B feminino, aconteceu o inesperado. Mariana escalou muito bem, serena, com muita calma, escalou agarra por agarra até cair próximo do final da via. Paulinha, muito mais experiente em competições, acabou vacilando e ficou para trás. A novata Mariana, de Belo Horizonte acabou levando a categoria. Ela nunca tinha escalado uma via tão alta!

Em seguida foi a vez das meninas do Juvenil A, onde Camila Shaw, irmã de Ana, se deu bem sobre as demais e ficou em primeiro, festa em família!

A última categoria a competir foi a principal, a Júnior masculina. A via estava bem difícil, com uma virada de teto forte e uma seqüência de agarras que exigia muita resistência e que derrubou quase todo mundo, menos Felipe Camargo, campeão da categoria. Digno de nota foi a raça de Pedro Alves de São Paulo que ficou lutando contra a expressa, não conseguiu clipar, mas continuou até dominar a próxima agarra e cair.

O campeonato não acabou por aí. Ao término do “tempo normal” veio a hora da “prorrogação” com a super final do Juvenil B, onde Andreas e Caio novamente se confrontaram e fizeram outro espetáculo. Caio Lopes conseguiu ir mais longe e acabou campeão da categoria, mas o nível de ambos atletas é altíssimo, sendo que a diferença entre os dois foi muito pequena.

Ainda restou a disputa do terceiro lugar, onde prevalesceu a calma oriental de Gustavo de Rio Preto –SP sobre o valente Pedro Gomes que mesmo sem contar com muros tão altos para treino no Rio, mostrou sua garra e talento.

Ainda não foi disponibilizado o nome dos atletas que estão classificados para seletiva e a expectativa é grande para vários. Apenas uma categoria alcançou o número mínimo de escaladores para levar três atletas ao mundial (Juvenil A, masculino), de forma que os escaladores de outras categorias terão que esperar um pouco mais para saber a classificação final.

A Associação da Escalada Esportiva do Paraná (AEEP), , pode se orgulhar de ter organizado um evento empolgante e de fato brasileira, pois há tempos não se via tantos competidores de tantos Estados. , Pode-se dizer que este campeonato juvenil foi um amadurecimento da escalada esportiva brasileira, pois pela primeira vez é adotado as regras da IFSC, contando ainda com um route setter certificado pela entidade e com outros 4 aspirantes a route setters que foram responsáveis pelo show das vias, das quedas e das cadenas. A competição foi um espetáculo da escalada.

Resultados Finais:


Categoria Junior – Masculino
 ,
1º- Felipe Gomes Camargo - , SP
2º- Pedro Alves de Campos – SP
3º- Victor Guilherme Greipel Gomes – SC
4º- Celso Felipe Gemin Franzol – PR
5º- Rodrigo Hennings – SC
6º- Luiz Gustavo Marcondes Bernardo - PR
 ,

Categoria Junior - Feminino
 ,
1º- Ana Shaw - SP
2º- Thais Quacciha Miranda – RJ
3º- Luana Riscado de Carvalho Pinto – RJ

 ,
Categoria Juvenil - A - Masculino
 ,
1º- Jonas Leffeck - , SC
2º- Jurguen Pauli de Castro – SC
3º- Gustavo da Silveira Garcia , – SP
4º- Pedro Martins Gomes – RJ
5º- Bruno Bitarelo Milani – RS
6º- Rodrigo Zini – RS
7º- André Sass Braga – PR
8º-Luan Wagner de Oliveira – PR
9°- João Paulo Ribeiro Ferreira – PR
10º- Guilherme Ferreira Leick – PR
11º- Tiago Peter Gerstheimer – RS
12º- Pedro Henrique Ferreira Laconis - SP
 ,
 ,
Categoria Juvenil - A -Feminino
 ,
1º- Camila Shaw - SP
2º- Maria de Campos Moreira Menezes – MG
3º- Jennifer Gabell – PR
4º- Marina Pagno – RS
 ,
 ,
Categoria Juvenil - B - Masculino
 ,
1º- Caio Lopes da Silva - , PR
2º- Andréas Pauli de Castro – SC
3º- Eduardo Ferreira Sbroggio – SP
4º- Felipe Fernandes Ferreira – SP
5º- Igor Ferreira Fóscolo – MG
 ,
 ,
Categoria Juvenil - B - Feminino
 ,
1º- Mariana Gomes Aguilar , - , MG
2º- Ana Paula Veloso - SP

Veja também:

:: Saiba mais e veja mais fotos da Seletiva da Seleção Brasileira de Escalada


:: Primeiro dia da Seletiva

Publicidade:


Publicidade

Publicidade