Liberada a face leste da Torre Central del Paine. - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Em livre!

Liberada a face leste da Torre Central del Paine.

Após 13 dias na parede a trica composta pelos escaladores Nico Favesse, Sean Villanueva e Ben Ditto, liberou a rota Sulafricana da Torre Central de Paine, no Chile.

Fonte:

No dia 10 de fevereiro, a cordada composta por Nico Favesse e Sean Villanueva, ambos da Bélgica, e pelo norte americano Ben Ditto, concluiram a primeira escalada em livre da Face Lesta da Torre Central del Paine.

A rota escolhida foi a Sulafricana, aberta por Michel Scott e Richard Smithers no dia 21 de janeiro de 1974, e que possuía a graduação de ED+, 1000m, 6sup, A4.

Os escaladores passaram 13 dias na parede, com "um tempo absolutamente impressionante", e por isso conseguiram realizar "movimentos incríveis", como os próprios escaladores se referiram.

Para se ter idéia da sorte dos escaladores, nos 13 dias que permaneceram na parede, eles só pegaram tormenta em dois deles, fato raro naquela região.

Os escaladores estão agora na cidade de Puerto Natales e prometem divulgar mais informações da conquista nos próximos dias, "após um bom e merecido descanso".

Veja ao lado algumas das fotos da conquista!

Com informações do Blog dos escaladores.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade