Repercusões mundiais pela morte do andinista Campanini

3

O vídeo que mostra os últimos minutos de vida do guia no Aconcagua já percorre todo o planeta. O diário El Mundo da Espanha, um dos mais importantes de língua espanhola, colocou em sua capa digital as imagens, citando como fonte a agência MDZ. O diário El Mercurio do Chile fez o mesmo com o ressonante caso.


A morte do jovem guia mendocino, Federico Campanini, já ultrapassou as fronteiras argentinas, tanto no Chile, como na Espanha seguem de perto o caso que está comovendo toda a província de Mendoza.

Com o título “Abandonado a 7.000 metros de altitude” o diário espanhol começa o relato da nota sobre a trágica morte de Campanini.

“Campanini ficou preso por uma tempestade de neve e vento quando descia do cume no comando de uma expedição de escaladores italianos, um dos quais também morreu. Uma equipe de resgate partiu para ajudar o grupo e conseguiu salvar a maioria, mas Campanini, que apenas podia se mover por si próprio, foi abandonado após uma tímida tentativa de resgate”, relata o periódico.

“O aparecimento de um vídeo que registrou os últimos minutos de vida do guia, entregue por desconhecidos ao advogado que representa a família de Campanini, iniciou uma polêmica sobre a atuação dos policiais e dos montanhistas que o socorreram”. Escreve o diário espanhol.

Na nota do El Mundo, Carlos Campanini, o pai do andinista, considerou que seu filho “foi abandonado como um cachorro” no Aconcagua, de 6.962 metros de altitude, e advertiu que se necessário levará sua denúncia “até a Corte Interamericana de Direitos Humanos”.

Por sua parte, o diário chileno El Mercurio (o mais importante desse país) em sua edição digital entitula o ressonante caso como: “Comoção no vídeo que mostra a agonia de montanhista no Aconcagua”. Começa a nota dizendo: “O surpreendente aparecimento de um vídeo que mostra os últimos momentos de vida de um montanhista ítalo-argentino durante um resgate no Aconcagua, a montanha mais alta da América, causou na Argentina comoção, assombro e suspeita de abandono.”

O periódico transandino ressalta na nota as declarações da mãe do guia. “Não imaginam o que é para mim ver meu filho sofrer dessa maneira. Eu estava lutando e este golpe para mim é terrível”, disse Mónica de Campanini.

Com informações da Agência MDZ

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

3 Comentários

  1. Maior absurdo que vi na vida, a pessoa estava fraca, eram mais de 5 pessoas para ajuda-lo, aos poucos poderiam leva-lo para um local mais seguro, ao menos tentar mais um pouco.

    • JEFFERSON MOREIRA em

      O problema e que o tempo estava contra eles se eles ficassem mais tempo na montanha todos poderiam morrer com embolia pulmonar ou edema cerebral por isso eles filmaram pra mostrar que eles tentaram mais não teve jeito se eles insistisem todos morreriam só com conhece montanhismo sabe como é difícil eles fizeram o máximo possível, herois salvaram muitas vidas aquele dia infelizmente não conseguiram a todos

Deixe seu comentário