Santiago Quintero está a cinco cumes de completar seu desafio andino - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Andes Extremos

Santiago Quintero está a cinco cumes de completar seu desafio andino

Com a chegada, na última terça feira, ao topo do Carihuairazo, o alpinista equatoriano Santiago Quintero está a apenas cinco cumes - ou treze dias - para terminar seu desafio andino.

Fonte:

Cinco cumes e apenas treze dias separam o equatoriano Santiago Quintero de completar seu projeto chamado Andes Extremos, que se constitui na escalada dos 36 principais cumes do Equador em apenas 60 dias!

O cume de número 31 foi completado na última terça feira, quando subiu o Carihuairazo, de 5.020 metros de altitude, já localizado no estado de Chimborazo, estado que, por sinal, leva o nome do último topo a ser escalado pelo andinista, previsto para o dia 18 de março.

Segundo Santiago, o Carihuairazo representou um "tramo difícil, porque trouxe obstáculos que exigiam a escalada em rocha e gelo". Apesar disso, a escalada durou apenas 2 horas e meia, iniciada as 07h30min da manhã e finalizada, no topo da montanha, já às 10 horas, sem companhia, já que seus companheiros "pararam na penúltima parte da subida".

Até agora, as montanha que o alpinista levou mais tempo para a ascensão foram os cerro Sarahurco, de 4677 m., e o cerro Sangay, de 5320 m., onde cada um custou 4 dias de escalada.

No dia de ontem, Santiago pode descansar um pouco, porém sem deixar o trabalho necessário para a próxima expedição. Na cidade de Riobamba ele já planificava a subida ao Cerro Hermoso.

Segundo suas previsões, o alpinista planeja subir esta montanha no sábado, acompanhado de mais dois amigos. Ambos o ajudarão a levar os equipamentos e tudo mais necessário para cumprir o objetivo.

O Cerro Hermoso é uma montanha com 4.639 metros e segundo o alpinista, os principais cuidados que se devem ter para chegar ao topo desta montanha é em relação ao clima. O início do ataque ao cume será as 4 horas da manhã com chegada prevista as 10 horas.

Após o cerro Hermoso, Santiago terá pela frente ainda as montanha Quilimas, de 4670 m., Cubillin, de 4711 m., Achipungo, de 4630 m., e finalmente a escalada do Chimborazo, de 6310 m.

Para a última etapa, na escalada do Chimborazo, Santiago ainda tentará a quebra do recorde de velocidade de ascensão.

A aventura de Santiago iniciou no dia 18 de janeiro em Quito. Desde então ele já escalou 31 montanhas, passando por quase todo o território equatoriano.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade