Abertas as inscrições para a Mostra Competitiva 2009

0

Estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que ocorre de 27 a 31 de outubro na capital carioca.


O Banff é o mais tradicional, antigo e considerado o mais importante festival de filmes e cultura e montanha de todo o mundo. É realizado em um centro no Canadá, que possui, inclusive, um curso superior dedicado às ciências voltadas à montanha.

Neste festival anual, além de premiar filmes, também premia livros e projetos realizados à proteção da natureza ligados à montanha. Todos os anos , após a realização das exibições e premiações, uma mostra mundial (Banff World Tour) que percorre diversos países, no intuito de mostrar o que teve de melhor produzido e premiado na última mostra realizada.

A etapa brasileira é conhecida por Festival de Filmes de Montanha do Rio de Janeiro, e é realizado a oito anos no Cine Odeon, localizado na Cinelândia, e talvez seja o maior encontro de escaladores e montanhistas não ligado à federações e associações existente no país.

A missão principal do evento é promover e difundir a cultura de montanha para quem estiver interessado. Nele todas as personalidades principais das diversas modalidades de escalada e montanhismo procuram se encontrar, trocar idéias e organizar passeios e escaladas durante o período diurno. O festival acontece somente no período da noite, o que possibilita este tipo de programa.

As inscrições para a Mostra Competitiva 2009 estarão abertas de 02 de março até 31 de julho. Podem participar curtas e médias-metragens de filmes de natureza, esportes e cultura de montanha, em qualquer formato.

Os filmes selecionados concorrerão ao troféu Corcovado e a prêmios dos nossos patrocinadores e apoiadores. A premiação ocorrerá logo após a última sessão do dia 31/10.

Para este ano teremos as seguintes premiações: Melhor Filme, eleito pelo público (filme mais votado). Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora, eleitos pelo júri oficial.

Os principais destaques da última edição ficaram para os Filmes “Uruca(7º VIIIC E4)” e “Culinária Casca Grossa” que levaram o público ao delírio. Especialmente o primeiro, que posteriormente ganhou prêmios internacionais.

:: Saiba como inscrever seu filme

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário