Escalada em Montes Claros

0

Vias esportivas no Norte de Minas Gerais.


Por Rafael Donato (Raphastary)- MG

Montes Claros é um município brasileiro localizado ao norte do estado de Minas Gerais. É o principal centro urbano do Norte de Minas, e por esse motivo apresenta características de capital regional, localizada a exatos 410KM da capital Mineira( BH), encontramos aqui uma cidade tranqüila, de clima seco e quente, favorecendo a pratica do montanhismo e a escalada.

A somente 10 minutos do centro, encontramos as principais áreas de escalada da cidade, o Parque Sapucaia e o Campo Escola Pedreira, o primeiro esta no momento interditado para manutenção, pois há anos estava descuidado, abandonado, já o Campo Escola Pedreira a cada dia vem crescendo, devido aos esforços da 2° e 3° geração de escaladores que está sempre abrindo mais vias, e prestando manutenções das vias clássicas e mais antigas que já há algum tempo precisavam de cuidados, pois as proteções destas já estavam precárias.

O Campo Escola fica dentro do perímetro urbano da cidade, e pode-se pegar ônibus do centro pra chegar ao pico. Lá contamos com 50 vias de escalada de todos os graus (5°, 6°, 7°, 8° e alguns projetos), as vias são muito bem protegidas e com uma altura em torno de 15 a 30 metros.

Desta destacamos as vias: “Salamandra” 8a, “Kamikaze” 8B, “Não pise no ninho” 8ª, “Tenha fé que tem regletes” 7C.

Montes Claros está de braços abertos para receber escaladores de todas as regiões do pais, para que assim confirmemos os graus das vias e que estes possam conhecer nossas cachoeiras, cavernas e um pouco da cultura do norte de Minas Gerais.

Veja mais:

:: Blog de escalada em Montes Claros
:: Comunidade dos escaladores de Montes Claros no Orkut

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário