Irmãos Pou em busca de nova rota em montanha Argentina

0

O Chañi Chico é uma montanha de 5570 metros localizado na província de Salta no noroeste argentino. Os irmãos Pou pretendem estabelecer uma nova rota em uma parede de 1.000 metros de altura. O vasco Jabier Baraiazarra os acompanhará na empreitada.


Depois de completar com êxito em 2008 o projeto: “7 paredes, 7 continentes”, com a ascensão do Zerua Peak na Antártida, os imãoes Pou correm atrás de outro desafio. Desta vez o objetivo será a face sudeste do Chañi Chico, nos Andes Argentinos.

O Chañi Chico, que tem 5570 m de altitude, tem uma das maiores paredes do norte argentino e é por ela que os irmãos Pou irão empenhar seus esforços e tentarão abrir uma nova linha de 1.000 m de altura. A dificuldade, além da verticalidade da parede, é a altitude e a solidão, já que estão pelo menos a cinco dias de distância do povoado mais próximo, sendo que neste percurso eles terão que percorrer com mulas, devido o peso dos equipamentos. Esta aproximação tem um tempero especial, é um antigo caminho Inca.

Este projeto se trata do estilo mais puro dos Pou: Escalar montanhas extremamente dificeis, inexploradas e em condições extremas e ainda inéditas a nível internacional. A expedição ocorrerá entre os dias 23 de Março e 5 de Maio e nela participará também o alpinista vasco Jabier Baraiazarra.

Fonte: Desnivel.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário