AJM promove mutirão no Monte Crista

0

A Associação Joinvilense de Montanhismo – AJM promove para os próximos finais de semana diversas ações de recuperação da trilha do Monte Crista e convida aos montanhistas para participarem dos trabalhos.


O Monte Crista é uma montanha detentora de um rico patrimônio natural e histórico, pois além de possuir belezas ímpares do bioma da mata atlântica, abriga em suas vertentes o caminho das Três Barras, antiga via de acesso que funcionou entre 1730 a 1850, como rota comercial ligando São Francisco do Sul a Curitiba. Trata-se de um caminho colonial, pavimentado com blocos de rocha, que tem gerado lendas e histórias.

A região atrai visitação intensa, tornando-se a montanha que mais sofre com o impacto ambiental da região nordeste de Santa Catarina. A inexistência de uma unidade de conservação e pouca orientação sobre os cuidados essenciais à conservação e conduta consciente nos ambientes de montanha, colaboram ainda mais para danos significativos ao solo, à fauna e flora, aos recursos hídricos e ao patrimônio histórico.

Ações voluntárias como da Associação Joinvilense de Montanhismo – AJM, que vem realizando durante os últimos 5 anos vários trabalhos de sensibilização e cadastro dos visitantes nos feriados de páscoa e recuperação nas trilhas, contribuem para a preservação do local, e miniminizam os impactos decorrentes da visitação nestes frágeis ambientes, detentores de rara biodiversidade e berço de importantes mananciais que abastecem a população da região.

Contudo, isso ainda é muito pouco e ainda é necessário juntar esforços em prol do Monte Crista. Assim, espera-se que os trekkers que apreciam caminhar ao Monte Crista, principalmente no feriado de Páscoa, contribuam para a conservação da montanha, seja praticando um montanhismo de mínimo impacto nas trilhas e acampamentos e cuidando para deixar o ambiente como foi encontrado.

A Associação de Joinville deixa o convite aberto a todos os montanhistas, freqüentadores do Monte Crista e pessoas com afinidade pelas questões ambientais, para que participem dos primeiros mutirões ecológicos, que serão realizados nos dias 27 e 28 de março e 4 e 5 de abril de 2009.

Os interessados devem, se possível, escrever para [email protected]r ou ainda comparecer na reunião da AJM, localizada no Clube de Rádio Amadores de Joinville – CRAJE, situado em frente ao Parque zoo botânico de Joinville no pé do morro do Boa Vista, na próxima quintas feira a partir às 20h. Tal credenciamento é importante para que a AJM consiga estabelecer metas e organizar o trabalho na região da forma mais otimizada possível.

Por Reginaldo Carvalho, Diretor Ambiental – AJM.&nbsp,

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário