El Chaltén vive sua Festa

0

Esta pequena localidade turística realizou uma nova edição da Festa do Trekking, que conjuga o esporte com atividades culturais. Competições esportivas e espectáculos que encerraram no sábado, com uma apresentação musical.


No dia 18 de março, se comemora quando os primeiros argentinos tentaram escalar o cerro Fitz Roy em 1948, e devido a isto e como forma de homenagem, nos dias 20 e 21 de março aconteceu a Festa Nacional do Trekking de El Chaltén, que já chega a sua 11ª edição.

“Este evento se caracteriza por ter atividades que requerem de destreza física, contato com a natureza deste lugar, atividades que tenham e envolvam a condição física”, informou Elizabeth Romanelli, diretora de turismo da Comissão de Fomento dessa localidade.

Este destino de montanha começou na sexta-feira, dia 20, a viver sua Festa Nacional do Trekking, integrando atividades esportivas e culturais.

Durante dois dias a comissão de fomento dessa vila de montanha, junto a instituições locais, organizou diferentes atividades que puderam ser desfrutadas pelos moradores locais e pelos visitantes.

A festa cumpriu o objetivo de gerar um movimento de atração turística que cai ao final da alta temporada. Mas também serviu como reconhecimento da principal atividade e pela qual é reconhecida esta localidade. O trekking ou caminhada de montanha é a modalidade que maior demanda tem por parte dos turistas argentinos e estrangeiros, sem contar o andinismo puro que ano após ano atrai especialistas de todo o mundo.

Na sexta-feira a festa começou timidamente com uma competição esportiva da qual participaram 16 pessoas de diferentes idades. A mesma consistiu em uma corrida pedestre em descida, por um caminho de montanha que ume o acampamento D´Agostini com a área urbana.

São 11 kilômetros que Sebastián Zamperoni fez em 45 minutos. O homem é um turista oriundo de Buenos Aires que já estava a ponto de deixar El Chaltén depois de permanecer por vários dias, percorrendo estes lugares. Sendo um praticante habitual das competições de atletismo, decidiu participar da atividade.

Ao final desta competição, a festa tomava forma no ginásio da comissão de fomento, com uma mostra de artesanatos e espetáculos de dança e música. Isto servia como prévia para o que seria a noite de sábado. El Chaltén recebeu a banda de rock argentino “Las Pelotas”, para o espetáculo noturno.

Este show enerrou as apresentações musicais, mas foi também acompanhada da eleição da rainha do trekking, evento para o qual viajaram várias jovens de uma agência de modelos de Río Gallegos.

Antes disso, outras atividades aconteceram em diferentes setores do povoado. Às dez da manhã outra competição atlética partiu do setor da hospedaria “El Pilar”. Desse local, os competidores percorreram os kilômetros necessários para chegar ao centro da vila. Ao invés de fazer o trajeto pela estrada, o fizeram por caminhos de montanha, atravessando os acampamentos mais conhecidos da região.

A cada ano, a festa nacional do trekking&nbsp, atrai centenas de pessoas, já estando inserido no calendário de eventos regionais, o que para os integrantes da comissão de fomento de El Chaltén, é muito importante que seja conhecida pelos habitantes da província de Santa Cruz.

Fonte e fotos: www.noticiasoutdoor.com

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário