Alpinistas partem hoje a Kathmandu para escalar o pilar Oeste do Makalu - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Boa sorte!

Alpinistas partem hoje a Kathmandu para escalar o pilar Oeste do Makalu

Os montanhistas Alberto Iñurrategi, Mikel Zabalza e Juan Vallejo partem hoje para o Nepal, onde pretendem escalar a rota do Pilar Oeste no Makalu, quinta montanha mais alta do mundo.

Fonte:


Iñurrategi, que já sabe o que é escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, e seus companheiros, tentarão desta vez a escalada ao Makalu pelo seu conhecido pilar Oeste, em estilo totalmente alpino e sem acampamentos de altitude, direto do campo base até o cume.

Esta via só foi culminada em 14 ocasiões desde que foi aberta em 1971, mas nunca sem corda fixa, acampamentos de altitude, e a ajuda de oxigênio artificial, como pretendem fazer os três montanhistas, que já contam com ampla experiência em alpinismo de grande altitude. Iñurrategi conta com 15 oito mil, Vallejo tem oito e Zabalza é o único dos três que não conhece o Makalu, tendo dois oito mil no currículo.

A escalada do Makalu está prevista para o mês de maio, contudo os alpinistas parte com antecedência para forças a aclimatação, onde pretendem escalar o Maruntse, de 7.234 metros.

Para saber mais:

:: O Pilar Oeste do Makalu em estilo alpino


Publicidade:


Publicidade

Publicidade