Mutirão inicia ações de recuperação na trilha de acesso ao Anhangava - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Missa no Anhangava

Mutirão inicia ações de recuperação na trilha de acesso ao Anhangava

Encontro reuniu secretarias municipais, órgãos ambientais, associações e moradores, cujo interesse comum é de que a missa de 1º de maio ocorra causando o mínimo possível de impacto ambiental na montanha.

Fonte: Jornal Agora Paraná

Para garantir a segurança e o bom andamento da Missa da Paz, evento que ocorre tradicionalmente há mais de 50 anos em Quatro Barras, a prefeitura, a Federação de Montanhismo do Paraná e alguns órgãos ambientais já deram início ao planejamento e organização do evento, que acontece no próximo dia 1º de maio.

Na última quarta-feira (25), representantes das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, Ordem Pública e Segurança, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Federação Paranaense de Montanhismo e Associação de Moradores do Morro estiveram reunidos para discutir as medidas iniciais, que antecedem a realização da missa.

Entre as determinações definidas no encontro, já foram programados cinco mutirões para recuperação da trilha de acesso ao Morro do Samambaia, montanha vizinha e que é um dos acessos ao Anhangava, onde será celebrada a missa. No último sábado (28), ocorreu o primeiro mutirão para transportar os materiais até a montanha. O trabalho integrado, entre servidores municipais, IAP, montanhistas e colaboradores, ainda deve se estender até a realização do evento.

“A proposta do prefeito Loreno Tolardo é uma gestão compartilhada, entre instituições e comunidade, num trabalho integrado e também democrático”, disse o secretário de Turismo, Ronaldo Loures Rocha.

Conforme informações da coordenadora das Unidades de Conservação do IAP, Maria do Rocio Lacerda Rocha, a partir da próxima semana, funcionários do IAP darão suporte às ações de recuperação da trilha. “Através desta somativa de esforços, vamos fazer tudo que estiver a nosso alcance para garantir segurança aos participantes, e ao mesmo tempo respeito às normas ambientais”, afirmou.

Também participaram do encontro, o secretário de Ordem Pública e Segurança, Cariovaldo Ferreira, o representante da Coordenadoria do Patrimônio Cultural, da secretaria de Estado da Cultura, Henrique Schmidlin (Vitamina), e a secretária da Fepam, Rossana de Almeida Reis.

Fonte: Jornal Agora Paraná

Publicidade:


Publicidade

Publicidade