Invernal no K2 em 2010

0

O K2 é considerado como o oito mil mais difícil de todos. Contudo, já subiram quase todas as suas faces, incluindo a oeste, em 2007. Desta vez um grupo de russos está explorando a montanha em busca de uma rota para tentar sua inédita escalada invernal em 2010.


Depois que Simone Moro e Denis Urubko escalaram o Makalu no inverno, só restaram cinco montanhas com mais de 8 mil metros que ainda não tiveram ascensões na estação fria, todas elas no Karakoram. Agora uma equipe russa decidiu tentar escalar o K2 nestas condições.

Victor Kozlov e Nickolay Totmjanin viajam agora ao glaciar de Baltoro para decidir por qual rota tentarão a escalada da montanha no inverno de 2010.

Isso porque numa primeira análise, a equipe havia decidido tentar a escalada pelo lado chinês da montanha, mas devido ao alto custo do ingresso, eles mudaram de opinião e tentarão a escalada pelo seu lado paquistanês.

Além dos preços caros na China, outros problemas foram relatados pela dupla: Na China só existe helicópteros militares, e em caso de emergência, não poderiam usá-los e também porque não existem carregadores na China, além de que a distância é muito maior.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário