A História do Brasil no Himalaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Especial Brasil no Himalaia

A História do Brasil no Himalaia

O histórico acerca das expedições brasileiras às mais altas montanhas do mundo finalmente chega ao ano de 2008, com aquelas empreitadas que ainda estão frescas em nossas memórias e que agora passam a integrar este trabalho.

Fonte:

Mesmo que com todos os problemas econômicos que tão bem conhecemos, com todas as dificuldades que uma montanha com mais de 8 mil metros no Himalaia representa, seja pela altitude, pelo nível técnico ou pela montanha em si própria, sempre tivemos algum brasileiro por lá perambulando.

E a forma como a humanidade conseguiu para arquivar as grandes conquistas foi com a escrita. Agora, com a mesma escrita, foram catalogados trechos históricos de conquistas brasileiras, algumas das quais vários de nós nunca ouvimos falar, onde alguns brasileiros até certo ponto desconhecidos, sem referências na rede mundial de computadores, foram relembrados.

Além de conceber uma coletânea de histórias de conquistas, este histórico representa a recuperação de algumas informações que o caminho normal conduziria ao esquecimento e, que na justiça dos fatos, não podiam chegar a tal ponto.

O autor Rodrigo Granzotto Peron não criou, assim, apenas uma coletânea de textos de aventura, mas sim um verdadeiro resgate da cultura do montanhismo brasileiro, que apesar de ser pequena quando comparado aos gigantes do alpinismo, é muito rica e, tenham certeza, próspera!

E fica a lembrança que, apesar desta décima terceira parte ser a mais atual possível, o histórico não acaba aqui. Isso porque a história de hoje será contada no amanhã, e podem ter confiança que dentro de muito pouco tempo estaremos lendo as novas conquistas dos jovens montanhistas brasileiros!

:: Leia a 13ª parte do Histórico

:: Veja todas as partes do Histórico

Publicidade:


Publicidade

Publicidade