Magnésio volta à cena na República Tcheca - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Liberado!

Magnésio volta à cena na República Tcheca

Numa nova assembléia, a União Tcheca de Montanhismo aprovou por maioria de votos o uso do magnésio nas regiões de escalada em arenito. Agora os escaladores aguardam a aprovação do Ministério do Meio Ambiente para que esta polêmica seja definitivamente sepultada.

Fonte: Redação

No dia 29 de março do ano passado a União Tcheca de Montanhismo realizou uma assembléia sobre a proibição do uso do magnésio nas paredes de arenito do país. A decisão foi a de que o magnésio deveria ser abolido das escaladas em arenito.

Contudo, uma nova assembléia foi realizada no último dia 21 de março de 2009 e, para surpresa de todos, a grande maioria optou pela liberação do pó branco na escalada.

Com um lobby fortemente armado pelos escaladores esportivos do país, e contando com a presença maciça destes, a votação foi um verdadeiro assombro: 2.034 votos a favor da liberação, 586 contra e apenas 169 associados não participaram da assembléia. Números surpreendentes quando comparados com os pouco mais de 1000 votos na assembléia realizada em 2008.

Além disso, outro fato que possivelmente tenha influenciado a mudança de postura dos escaladores é a presença do novo presidente da entidade, Zenek Hruby, na comissão que apóia a liberação do seu uso.

Jiri Sika, um dos editores do site czechclimbing.com, comentou que "tudo isso é uma história muito interessante e mais ampla. Somos tradicionalistas e temo que os novos escaladores percam este tradicionalismo e passem a exagerar no uso do magnésio. Só espero que agora haja menos conflitos sobre este tema e que os estrangeiros voltem à freqüentar os locais de escalada da República Tcheca", falou se referindo as constantes dificuldades que os escaladores possuíam devido a proibição do uso e ao medo da lei Tcheca.

Jiri Sika lembrou ainda que para escalar na República Tcheca, de acordo com a lei, é necessário pertencer a um clube que seja filiado à UIAA.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade