Dor é o poder tem sua primeira repetição - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Será mesmo um 11a?

Dor é o poder tem sua primeira repetição

O escalador mineiro Jean Ouriques colocou a via &ldquo,A dor é o poder&ldquo, na cadena, realizando a segunda repetição da via.

Fonte: Blog do Jean Ouriques

A via "A dor é o poder" fica em Sete Lagoas - MG , foi equipada por Alexandre Fei e apenas recementemente foi posta na cadena por Felipe Camargo, que sugeriu um grau de 11a.

Esta sugestão resultou em uma grande expectativa, pois até agora no território brasileiro, apenas um 11a, ainda não confirmado havido sido escalado, trata-se da via "Disciplina não ter, Jedi não será" na Gruta da 7 léguas em Caxias do Sul, encadenada por Vinicius Tordera.

Para a consolidação de um grau em vias esportivas de extrema dificuldade é preciso que ao menos três escaladores encadenem a via e que haja um consenso sobre ela. Na história do 11a brasileiro há muitos capitulos em que foi sugerido um grau superior a 10c e que resultaram em decote mais tarde, foi o que aconteceu com Thiago Balen, Daniel "Coçada" Hans, Diogo Ratacheski, Cesar Grosso e outros que escalaram a Coquetel de Energia e Mr. Bill localizadas no Campo Escola 2000 e Barrinha no Rio, vias que foram sugeridas como 11a e logo foram decotadas para 10c.

Ouriques precisou de 4 entradas na via para isolar os movimento e por a linha na cadena. Sobre a dificuldade e o grau, vamos deixar que ele mesmo diga a respeito:

Dia nublado, silencio, somente amigos e familia na base, friozinho tipico de dia de cadena, feito o cenario decidi dar o 4º e decisivo pega na via. Para tirar o pé do chão, você já tem que encarar um crux de v10/11 e no meio ainda tem que parar para fazer a 2º costura. Concluido essa dura parte você tem duas costuras bem tranquilas e já encara o lance mais tecnico da via (o qual me derrubou na 2º tentativa), depois dele você enfrenta outra parte delicada com pés meio escorregadios e altos com regletes pequenos e abaolados, feito isso pude soltar o grito da cadena do que pode ser meio primeiro 10c ou 5.14a(grau americano) ou 8b+(grau francês), mas como grau é uma coisa subjetiva deixo a confirmação para outras ascensões.


Cadenas à parte, este foi mais um capitulo da longa novela que é a história do 11a brasileiro.

Veja mais:

A História do 11a brasileiro

Felipinho escala provável 11a em Sete Lagoas

Quais as vias mais dificeis do Brasil?

Fonte: Blog do Jean Ouriques


Publicidade:


Publicidade

Publicidade