Everest tem seu primeiro cume na temporada de 2009

0

O sherpa Mingma Tenzing, guia da Internation Mountain Guides (IMG), foi o primeiro a chegar ao topo do Everest nesta temporada.


O primeiro homem a chegar aos 8.848 metros este ano tem apenas 21 anos de idade e atende pelo nome Sherpa Mingma Tenzing.

Tenzing chegou ao topo do mundo ontem, dia 5 de maio de 2009, pouco após o meio dia, no horário do Nepal. Outros quatro sherpas (Panuru, também da IMG, Kami Rita, da Alpine Ascents International e Dorje e Nima Tsering, da Himex) chegaram ao cume alguns minutos depois. Eles saíram do acampamento 4, no Colo Sul, às 2h15 da madrugada, em direção ao cume, lenado pouco mais de 10 horas de escalada.

Durante os últimos dois dias, os cinco sherpas fixaram as cordas do Colo Sul ao topo, além de cortar e retirar de circulação muitas cordas antigas – reafirmando o que dissemos no post abaixo, sobre a “operação faxina” no alto da montanha. Eles limparam a rota dos detritos deixados pelo caminho pelas expedições passadas, principalmente em determinados pontos específicos, como no Colo Sul e no Escalão Hillary.

Depois de atingir o ponto mais alto da Terra, os cinco alpinistas sherpas voltaram ao acampamento 4, onde desmontaram as barracas e desceram direto ao acampamento 2.

Além de escaladas em outros gigantes himalaios, Mingma tem cinco expedições ao Everest nas costas – e em quatro delas atingiu o cume.

Fonte: www.omeueverest.com

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário