Felipe não se cansa na Europa!

0

Novamente, o escalador brasileiro notificou de novas cadenas e de novas conquistas pessoais para sua carreira de escalador.

Pode-se dizer que o jovem escalador brasileiro Felipe Camargo tem um futuro promissor pela frente.

Felipe “pikuira” Camargo teve a felicidade de encadenar a via Hulk (11a) em sua viagem para a Europa no ano passado, sendo a primeira via encadenada por um escalador brasileiro com uma graduação tão elevada. Outras vias foram feitas dentro do Brasil com uma dificuldade tão grande quanto a Hulk, porém, nunca foram confirmadas. Após ter entrado para a história da escalada esportiva brasileira, Felipe queria mais.

Neste ano de 2009, Felipinho retornou a Europa em mais uma viagem. Incrivelmente o escalador não parou de evoluir em suas cadenas e em suas escaladas de tal forma que, quando retornou a Espanha, voltou a trazer mais alegrias para si e para todos os que o apóiam.

Em Rodellar, pico mundial de escalada, pikuira encadenou a extensão da via Hulk (a mesma que ele mandara no ano anterior), cuja graduação é de 11b. Novamente foi o primeiro brasileiro a mandar uma via com tal graduação de dificuldade. Tudo indicava para uma evolução ainda mais rápida para o escalador, e assim foi.

Postando uma matéria em seu blog, Felipe anunciou outro 11a para sua bagagem. O escalador disse que a via seria a “El Quiebraley”, localizada na cueva ali-baba, em Rodellar na Espanha. Quando acordou no outro dia, chovia forte, e decidiu junto com seu companheiro norueguês Magnus, sair de Rodellar. “Pikuira” havia visto no blog de Dani Andrada um novo local que ele havia descoberto a pouco, ligou para ele e Dani ficou muito entusiasmado em mostrar o novo pico para o brasileiro.

No local, todas as vias foram equipadas por Dani, e as graduações variam de 10c’s a projetos de 12b’s. As vias seguem um padrão de serem muito curtas e fortes, poucos movimentos e muita explosão muscular, em locais de negativos e tetos. Felipinho afirmou ter achado o local lindo e disse que irá postar fotos do local em breve em seu blog.

Enfim vamos às escaladas. Felipe entrou em um 11a e em um 11b. Chegou perto de mandar a primeira via, porém, devido à umidade, não foi possível. Além dessas vias, entraram em uma travessia V14, de 40 movimentos. O escalador achou estranho Dani ter titulado a travessia como boulder, pois, mesmo não utilizando-se corda, Dani Andrada geralmente prefere graduar elas como vias.

Voltando para a via, o V14 ou 11c teve seus movimentos isolados muito rapidamente pelo nosso prodígio, porém, por ter tido apenas dois dias de escalada no local, não teve a oportunidade de encadenar a via. Felipinho criou uma expectativa para esta via, e sentiu que pode mandá-la quando retornar ao pico.

Devido ao mal tempo na Espanha, e por seu companheiro de escaladas ter voltado para a Noruega, Felipe foi para a Bélgica encontrar seu amigo escalador Húngaro Gabor Szecley, que acabara de chegar dos EUA. Felipe já esta na Bélgica por dois dias treinando em um ginásio, e amanha irá para a Hungria buscar o carro de Gabor para ambos retornarem à Espanha. Felipe pretende passar por outros locais famosos de escalada durante a longa viagem da Hungria até a Espanha.

Em sua bagagem de “ônzimos”, Felipe já carrega as vias:&nbsp, “Hulk” 11a, “Pata negra” 11a, “cabra da peste” 11a, “Aitzol” 11a, “Welcome to Tijuana” 11a, “Hulk extension” 11b e a “El Quiebraley” 11a.

Continuamos esperando por novas notícias do escalador, que eu tenho certeza que não irão parar de nos impressionar. Felipe “pikuira” Camargo já é assunto de revistas gringas cogitadas, e, como opinião própria, digo que o escalador já é ídolo da comunidade de escaladores dentro do Brasil. Tenho certeza que novas cadenas continuarão surgindo e que essa visão de ídolo continue a crescer sobre os escaladores brasileiros até se tornar unânime.

Kamon playboy, Sangue nos olhos!

Fonte: http://felipegcamargo.blogspot.com/

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário