Mulheres no Everest e mais cumes registrados - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
No topo do mundo

Mulheres no Everest e mais cumes registrados

Nesta temporada se faz bem nítida a presença cada vez mais frequente das mulheres que vem tentando chegar ao topo do mundo, o cume do monte Everest. Entre outros Ed Viesturs e Apa Sherpa chegam novamente ao cume.

Fonte: croatiantimes.com- .mounteverest.net- .plsavez.hr

Primeiras irmãs croatas no cume do Everest

O primeiro grupo, com duas integrantes da expedição Croata feminina, as irmãs Darija e Iris Bostjanèiã atingiram o cume do Monte Everest no dia 19 de Maio, às 9:40h, hora local. O chefe da equipe croata, Darko Berljak comunicou. "Isto tornou-as as primeiras mulheres croatas a conseguir, mas também as primeiras irmãs juntas no cume do Everest. Além disso, escalaram juntamente juntamente com 2 irmãos Sherpas: Lhakpa e Navang.


Primeiro cume feminino para Singapura


Em 20 maio 2009, um feito histórico para a Singapura foi conseguido quando a equipe NATAS Singapore Womens alcançou o cume do Everest, o pico mais elevado da Terra, com 8850m. Lee Li Hui, de 27 anos, Esther Tan de 26 e Jane Lee de 25, chegaram ao topo do mundo às 3:45h, 3:54 e 4:43 respectivamente, fazendo assim com que se tornassem as primeiras mulheres singapurenses a alcangar a montanha mais alta do mundo.

A segunda equipe que tentará o cume está atualmente no acampamento 2 e planejam ir para o cume em 22 de maio. Da segunda equipe fazem parte Joanne Soo e Lee Peh Gee. A terceira integrante, Sim Yihui sofreu um acidente quando atravessava o glaciar do Khumbu e teve que retornar. Está bem e atualmente se encontra no acampamento base.


Acontecendo no Everest

Entre outros, russos, indianos, croatas, britânicos, canadenses, parece que o mundo inteiro parece ter estado sobre o cume do Everest neste terceiro dia da semana e de mais cumes alcançados.

Entre eles, Apa Sherpa que chega ao seu 19º cume no Everest, e Ed Viesturs que havia decidido escalar sem Oxigênio.

Ed Viesturs que no mês passado relatou à equipe que faria a tentativa de cume sem usar oxigênio suplementar, mas foi visto em imagens do cume de sua equipe que estaria utilizando uma máscara de oxigênio. A estada prolongada no Colo Sul forçou possivelmente o montanhista a reconsiderar. Um relatório da equipe é esperado em breve.

Apa Sherpa com seu 19º cume não apenas quebrou seu próprio recorde, como também o mundial, conforme relatou o líder da equipe Eco-Everest, Dawa Steven.

Apesar de tudo, talvez devido à retardação induzida pelo tempo no Colo Sul, na quinta-feira do lado sul do Everest. Conforme relatado, “Multidões insanas” - foi a palavra do dia lá, números anormais conforme relatados ontem em direção ao cume.

“Tim disse que não havia menos de 150 montanhistas na rota que vai ao cume.” E assim foi: ontem em direção ao cume do Everest foi a maior multidão desta estação.


Mulheres Croatas escapam de avalanche no Everest

Uma equipe de mulheres montanhistas croatas escaparam de uma possível tragédia no sábado, quando uma avalanche caiu no seu trajeto.

A equipe das quatro fortes montanhistas, que é composta por Jana Mijailovic, Ena Vrbek, Josipa Levar e Vedrana Simicevic, foi quase atingida pela avalanche às 9:17h da manhã, quando escalavam na região do Khumbu Icefall (Cascata de Gelo do Khumbu) no monte Everest, de acordo com o `diário Novi list´.

A enorme quantidade de neve e de gelo destruíram totalmente o caminho, suas cordas e escadas, fazendo necessário elas terem que encontrar um novo caminho para o seu acampamento base.

Felizmente tudo terminou bem, e essa iformação foi confirmada por Darko Berljak da Croatian Mountaineering Association.

Uma das montanhistas que participam da expedição croata `Everest 2009´, Vedrana Simicevic, que é também jornalista do diário Novi list, relatou que a experiência foi assustadora, mas está tudo bem agora. Simicevic disse a todos os membros da família que estavam preocupados que não há razão para se apavorar.

No total são onze mulheres alpinistas croatas e mais o seu guia Darko Berljak, que começaram sua expedição em 24 de março.



Fonte: www.croatiantimes.com, www.mounteverest.net, www.plsavez.hr

Publicidade:


Publicidade

Publicidade