Clube Alpino Paulista: 50 anos

0

O Clube Alpino Paulista, CAP, fundado em 1959 pelo magistral Domingos Giobbi, estará completando jubileu de ouro e promove evento com debates e palestra


Texto de Rodrigo Granzotto Peron – blog do CAP, julho de 2008.

Quando comecei a juntar material, a partir de 2005, para escrever a História do Brasil no Himalaia, que está sendo publicada no site Altamontanha, notei que cada uma das participações brasileiras nos primórdios de nosso himalaísmo (1982-1991) tinha suas características próprias, suas particularidades, mas lá no fundo todas possuíam um ponto em comum. E esse elo ligando-as era o Clube Alpino Paulista.

Pode-se dizer sem medo de errar que não haveria himalaísmo brasileiro como conhecemos hoje se não fosse o CAP. O nosso montanhismo na Ásia teve sua gênese nos intercâmbios realizados nos anos 80 entre o Clube e alpinistas poloneses.

Foi assim que em 1982 os primeiros brasileiros pisaram diante de um cume 8.000, os pioneiríssimos Michel Bogdanowicz, Alexandre Bruno Ventre e Max Luiz Haim. E partilharam das encostas do Makalu com lendas do montanhismo mundial, como Leszek Czok e Andrzej Machnik. Chegaram apenas até 6.600 metros, mas foram os metros decisivos para iniciar nossas aventuras nos gigantes asiáticos.

Aprofundando os intercâmbios, em 1985 José Luiz Pauletto foi ao Kangchenjunga para tentá-lo no inverno, uma proposta bem mais radical e difícil. Foi a 7.200 metros, a maior altitude atingida por um brasileiro até então. Em 1987 foi a vez de Thomaz Brandolin no Makalu, também invernal, indo até 7.400 metros, de novo a maior altitude atingida por um brasileiro.

Em 1991 Brandolin fez a primeira expedição realmente nacional, com destino ao Everest, composta por vários membros do Clube Alpino Paulista, expedição importantíssima para nós, seminal em vários aspectos.

Olhando em retrospectiva, há o brilho do CAP em todas as etapas de gestação de nosso himalaísmo. Que o CAP ao fazer 50 anos em 2009 se renove e continue brilhando por mais 50, formando novos talentos, congregando todos os que gostam de alpinismo e sendo referência importante no mundo do montanhismo.

CAP 50 anos, evento comemorativo:

No dia 30 de maio de 2009, no colégio Dante Alighieri em São Paulo, será realizado o evento comemorativo do CAP com a presença de grandes nomes do montanhismo do momento e do passado.

O Credenciamento começa às 8:30 e a primeira atividade será às 9 horas com a palestra do casal de himalaístas brasileiros Helena e Paulo Coelho que contarão suas experiências em montanhas com mais de 8 mil metros de altitude.

Em seguida ocorrerá uma mesa redonda com o fundador do Clube, o ítalo-paulistano Domingos Giobbi, o argentino Carlos Comesaña, que jundo com José Luis Fonrouge realizou a primeira ascensão no Cerro Fitz Roy. Participará também da mesa o chileno Sérgio Kunstmann, notório por diversas ascensões nos Andes. O tema desta mesa será a evolução do montanhismo na América latina e no mundo em relação às técnicas, aos equipamentos, à ética e ao meio ambiente.

Pela tarde o evento continuará com a participação de com presidentes de associações e federações de montanhismo nacionais. Participarão Silvério Nery, presidente da Femesp e CBME, Bernardo Collares, presidente da Femerj e Sérgio Robles, presidente do CAP. Eles discutirão a situação do montanhismo no país e suas expectativas para o futuro.

Local: Colégio Dante Alighieri
Data: 30/05/2009, apartir das 8:30
Entrada Franca

Inscrições pelo email: [email protected]

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário