Evolução da Esportiva - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Darwinismo esportivo

Evolução da Esportiva

De um tempo pra cá, mais e mais cadenas de vias super difíceis de escalada esportiva vêm sendo realizadas e vêm impressionando cada vez mais a comunidade de escaladores do mundo inteiro.

Fonte: das fotos Czech Climbing e Blog de escalada

Por André Sass Braga

A evolução da escalada é um processo natural, porém, ultimamente esta evolução tem se tornado cada vez mais rápida e significativa.

Quando Chris Sharma fez a via Realization/Biography 12a, em Ceuse, foi uma revolução para a escalada esportiva mundial, uma nova era de novos escaladores mais fortes e mais disciplinados estava surgindo.

Quando eu comecei a escalar, a aproximadamente um ano e meio atrás, me deparei com nomes e vias que todos diziam ser as mais difíceis do planeta. A graduação dessas vias, como a Rambla e a Realization eram de 12a.

Com o passar do tempo, vi noticias e filmes como King Lines, de escaladas mais e mais difíceis, como a Jumbo Love, em Clark Mountain, nos EUA. A via, já encadenada por Chris Sharma, tem a graduação de um 12b.

Em varias entrevistas e filmes com Chris, ele vive dizendo de erguer o nível das escaladas esportivas, psicoblocks e boulders. A via “Es Pontas”, em Mallorca/ESP, tem uma graduação suposta de 12b em deep water solo, porém, somente Chris Sharma fez a via, e, como ele não tem o hábito de gradua-las, deixou o pato para o próximo escalador que fizer a próxima ascensão a via.

Novas vias de graduações ainda superiores tendem a aparecer, e, novos escaladores tendem a escalar vias cuja graduação é ainda super difícil.

Cadenas de vias de 12a não tem mais a mesma repercussão de antigamente. Recebi noticias de uma nova ascensão de um 12a, que, muita gente não ficou sabendo ainda. Trata-se do escalador Toni Lamprecht e a via “Jaws 11”, que se encontra no sul da Alemanha. Era um projeto de 15 anos, e, como foi a primeira ascensão da via, necessita de outra cadena para a confirmação do grau.

Vendo que Felipe Camargo se encontra em ótima fase na Europa, logo estaremos recebendo suas noticias de primeira cadena de um décimo segundo grau. Espero ansioso para que isso aconteça, e, com certeza, essa será uma ascensão histórica, pelo menos dentro do Brasil.

Chris Sharma, escalador de renome, um dos melhores do mundo, irá dar uma palestra na República Tcheca, onde falará das cadenas de “Es Pontas” e “Jumbo Love” e de suas atitudes quanto a escalada enquanto esporte, paixão e estilo de vida. A palestra será no dia 3 de junho, em Praga, na capital da Rep. Tcheca. ,

André "Deco" Sass Braga, tem 16 anos e foi o segundo colocado no ranking paranaense da categoria amador de 2008. Este ano participa da categoria máster. Tem apoio da Guia Aventura e do Altamontanha.com

Fonte das fotos: Czech Climbing e Blog de escalada

Publicidade:


Publicidade

Publicidade