CNOPAM realiza 1° dia da Montanha em Campo Mourão - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo

CNOPAM realiza 1° dia da Montanha em Campo Mourão

O Clube Noroeste Paranaense de Montanhismo (CNOPAM), sediado na cidade de Campo Mourão - PR, 450 Km de Curitiba, em conjunto com a FEPAM, realizou neste último fim de semana seu Primeiro dia da Montanha.

Fonte:

Localizada em uma região planáltica conhecida pelos solos profundos de cor vermelho escura e riquíssimo em nutrientes, Campo Mourão tem infinitamente mais vocação para produzir soja do que montanhista. Entretanto, mesmo com a distante das montanhas, a cidade é sede de um clube com montanhistas muito comprometidos com a cultura e o desenvolvimento da escalada e caminhada na região, realizando seu primeiro evento cultural em após dois anos de sua fundação.

O dia da montanha contou com a participação da Vice-Presidente da Federação Paranaense de Montanhismo, Andressa Zanlorenzi e o diretor de escalada, Pedro Hauck, que proferiu uma palestra sobre a história do montanhismo e a relação dos acontecimentos com a evolução das técnicas, equipamentos e a relação entre o homem e a montanha.

Sobre a CNOPAM

O Clube Noroeste Paranaense de Montanhismo, fundado por Wilson Baptista Alves, o Guga, tem apenas dois anos, mas já conta com muitas realizações, da qual pode-se destacar um projeto modelo para outros clubes do país. O CNOPAM realizou um convênio com a Prefeitura de Campo Mourão e uma pedreira de Basalto. O clube elaborou um plano de recuperação de uma antiga pedreira desativada, visando a utilização das paredes para a escalada e o interior para lazer, com o reflorestamento de árvores nativas.

O clube já conseguiu que o meio da antiga pedreira fosse preenchido com terra para o plantio de árvores, que ocorrerá após o período das secas. Depois desta recuperação, o plano prevê a transformação da área em um parque.

A Pedreira "Campusmourão" , tem em média 18 metros de altura e 500 metros de parede lateral. Há apenas 7 vias conquistadas até agora, pois o Basalto é muito duro e o clube não tem ainda uma furadeira, o que deixa a conquista muito lenta. Há muito potencial no local para vias de diversos níveis de dificuldade.
Além da recuperação da Pedreira Campumourão, o clube ainda conseguiu a construção de um muro de escalada para treinamento e o convênio com uma loja que vende equipamento de escalada com preço especial aos associados.

O sucesso rápido do clube, que hoje é presidido por Josiani Regina Simonelli, se deve ao envolvimento da instituição com outras instituições públicas. O clube realiza um trote solidário com a Faculdade de Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Eles apóiam algumas atividades com o Tiro de Guerra local, fazem trabalhos de acessória técnica junto com a UTFPR, sempre realizando trabalhos voluntários em prol da divulgação e fomento do montanhismo.

Parabéns ao CNOPAM!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade