Itatim se prepara para receber o VIII EENE - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Encontro de escaladores do Nordeste

Itatim se prepara para receber o VIII EENE

A pequena Itatim, situada a cem quilômetros de Feira de Santana, duzentos de Salvador, se prepara para receber o maior evento de escalada do nordeste. A região abriga centenas de monolitos rochosos com muita possibilidade e pouca via. Pouca? Só até agora...

Fonte:

Por Adilson Otto - BA.

Mas esse cenário está mudando, com a proximidade do VIII Encontro de Escaladores do Nordeste (EENE), as vias pouco à pouco estão aparecendo. Onde antes havia o estilo predominante de regletes e aderência, com , vias tradicionais fixas, agora aparecem vias esportivas na média de 30 metros e tradicionais com estilo mais limpo.

O morro da Toca, impressiona com as duas grotas gigantescas, que há quatro meses atrás haviam apenas seis vias, hoje tem dezoito, sendo duas de cume a " Foda-se 6ºsup E3 180 metros" e "Lapsos de memória 6º E3 75 metros". No morro do Napoleão haverá um setor de vias esportivas com linhas mais verticais, que conta até agora com seis vias, desde o 5º , ao 8b.

A montanha símbolo para a comunidade local é o morro da Ponta Aguda, podendo acessar o cume escalando pela via "Ladeira da Igreja 5ºsup E3 250 metros" , ou por caminhada. Do cume, o visual é de toda aquela concentração de rochas é alucinante .

Outra opção local é o morro do Enxadão, que conta com belas paredes. Nele, somente chega-se ao cume escalando pelas vias "Mozart Catão" 4º E2 ou pela "Antibiótica" 7a E3 360 metros.

São muitas as montanhas, que podem tornar-se maravilhosos setores de escalada, mas somente sitei o "miolo" de onde será o VIII EENE. Há montanhas como o morro Talhado, com suas colunas de 200 metros, ou mesmo os morro do Lajedo Alto.

A pena é que não há tempo de escalar tudo isso em apenas três dias, que será o tempo de realização do encontro.

Sendo assim, vamos concentrar as atividades do VIII EENE na "Toca" e "Napoleão". O detalhe é que com todo esse trabalho que estamos tendo em abrir vias, , ainda resta muita parede... Aqueles que gostam de abrir vias tragam seus equipos, pois ainda resta pedra com linhas de todos os estilos.

Com o Apoio do Clube Bahiano de Montanhismo e do Kaaporas Clube de Aventura, a ideia é até a data do encontro dia 09 de outubro de 2009, algo próximo a cinquenta vias e toda estrutura para recepcionar a galera da escalada, não somente do Nordeste mas de todo o Brasil !

Agradeço a toda galera como Alessandro, Valtinho, Raimundo, Eduardo, Paulinho, Luciane e a , Conquista Montanhismo pelo apoio e outros tantos que estão ajudando nas vias.

O convite está feito, organizem-se, pois espero ver o Brasil na Bahia durante o evento. Até lá
Por Adilson Otto - BA.


Morro do Enxadão


Via Anitbiótica no morro do Enxadão



Igreja na base do morro Ponta Aguda





Ladeira da Igreja - morro Ponta Aguda




Linha da via Ladeira da igreja - morro Ponta Aguda


Linha da via Lapsos de memória


Linha das vias no Morro do Napoleão




Morro da Toca




Publicidade:


Publicidade

Publicidade