Montanhista morre no Cho Oyu - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Fora de Hora

Montanhista morre no Cho Oyu

Dennis Verhoeve morreu após cair durante a descida no cume do Cho Oyu (8.201 metros), sexta montanha mais alta do mundo.

Fonte: everestnews.com-

Uma expedição muito atrasada teve um desfecho trágico neste fim de temporada no Cho Oyu. Dennis Verhoeve, líder da Rene de Bos Expedition, morreu durante sua descida do cume do Cho Oyu, sexta montanha mais alta do planeta, localizada a 20 km do Everest, com seus majestosos 8.201 metros de altitude.

O escalador experiente, de 42 anos, caiu durante a descida do cume. Detalhe que parte de sua equipe não chegou a participar da expedição, pois se preocupou com o atraso evidente do inicio da escalada.

Um pouco da história...


O Cho Oyu foi escalado pela primeira vez em 19 de Outubro de 1954, através do lado noroeste, por Herbert Tichy, Joseph Joechler e Pasang Dawa Lama, participantes de uma expedição austríaca. A primeira tentativa de escalada foi em 1952, por uma expedição conduzida por Eric Shipton, mas as dificuldades técnicas em um penhasco de gelo acima de 6.650 m provaram ser além de suas habilidades.

Detalhe que a primeira ascensão ao cume do Cho Oyu foi feita sem o uso de oxigênio suplementar, fato que desencadeou em um novo estilo de se praticar a escalada alpina em grandes altitudes.

"Finally, the peak is reached, the infinite hardships are ended. The last nine hours fighting with the mountain, the time in the death zone above 24,000 foot, the weeks of privations and hardships, even the risk of one´s life - is this reward itself really? Yes, certainly! Not because of fame but inner satisfaction: To have found the mountain as friend and have been so near to the sky." Joseph Jochler.

Fonte: http://www.everestnews.com/

Publicidade:


Publicidade

Publicidade