Escaladores americanos morrem na China - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acidente fatal

Escaladores americanos morrem na China

Grupo de três alpinistas americanos, que pretendiam chegar ao topo do Monte Edger, de 6.618 metros, foi surpreendido por uma avalanche. Dois dos corpos já foram encontrados.

Fonte: Blog Desce daí- doido! - Agência EFE

Os escaladores americanos Jonny Copp, Micah Dash e Wade Johnson, de 35, 25 e 32 anos de idade, desapareceram no último dia 3, na tentativa de escalar o Monte Edger, na província ocidental de Sichuan, na China.

Depois de vários dias de buscas organizadas por escaladores locais, foram encontrados os corpos de Jonny, no sábado, próximo dos 4 mil metros de altitude, envolto numa grande camada de gelo e, mais recentemente, o de Wade. O alpinista Micah Dash continua desaparecido. Conforme as informações, os 3 foram surpreendidos por uma sequência de avalanches.

O grupo era composto por 2 alpinistas e 2 fotógrafos, e pretendiam alcançar o topo da montanha, de 6.618 metros. Um dos fotógrafos decidiu abandonar a tentativa antes do previsto.

Segundo relatos, os 3 estavam sem entrar em contato desde o dia 20 de Maio, mas isso não é algo incomum em empreitadas dessa natureza. Seu desaparecimento só foi anunciado quando perderam o vôo de volta no dia 3. Desde então, quatro escaladores americanos têm se mobilizado para organizar as buscas, e alguns mais já se encontram na China para ajudar.

A busca pelo último alpinista desaparecido continuará, apesar do mal tempo estar dificultando muito os trabalhos, conforme declarou um dos responsáveis as agências internacionais.

Jonny Copp e Micah Dash puderam ser vistos recentemente no último filme da Sender Films, The Sharp End, onde faziam a primeira ascensão de uma nova via no Shaffat Fortress, em Kashmir na India. Wade Johnson, cinegrafista da Sender, acompanhava os 2 para filmar a ascensão de mais uma nova via, dessa vez no Monte Edgar.

A Montanha

O Monte Edger é o mais alto da província de Sichuan, sendo que apenas 24 pessoas já chegaram ao seu topo e, conforme as agencias internacionais, vinte e duas pessoas já perderam a vida na tentativa.

Um blog foi criado para dar informações e também para receber doações para ajudar nas buscas.

Fontes:
Blog Desce daí, doido!
Agência EFE

Publicidade:


Publicidade

Publicidade