Abertura da temporada da ACEM apresenta o Morro do Carvalho

0

A Associação catarinense de escalada e montanhismo (ACEM) realizou neste feriado sua abertura de temporada. O local escolhido, morro do Carvalho em Apiúna, no vale do Itajaí recebeu novas vias, sinalização e foi apresentado para toda a comunidade escaladora.


Fotos e texto: Pedro Hauck

Muito mais do que uma abertura de tempora, o evento realizado pela ACEM foi uma apresentação para o Brasil de um lugar ainda pouco conhecido e que tem muito potencial, o morro do Carvalho, localizado entre Apiúna e Rio do Sul, no vale do Itajaí em Santa Catarina.

O morro do Carvalho apresenta uma altura de até 180 metros e há vias para todos os níveis e gostos. Para os iniciantes há vias bem protegidas e fáceis, localizadas na parte direita da pedra. Estas vias dão acesso à um platô onde ficam as vias esportivas de dificuldade de até 9c que fica na parte superior do morro.

No Carvalho ainda tem vias longas de compromisso, com proteção móvel e dificuldade constante que exige experência e bom preparo.

O Morro recebeu suas primeiras conquistas na década de 90, mas só recentemente recebeu mais vias. Mesmo com cerca de 30 vias, ainda há espaço para novas conquistas e é isso que a galera da ACEM tem feito.

O evento foi uma grande confraternização e contou com escaladores de todo o Estado e também de estados vizinhos. Todas as noites aconteceram festas regadas com quentão. No sábado aconteceu uma palestra com o escaladore José Luis Kavamura que mostrou um pouco dos lugares que já escalou, que foram muitíssimos.

Os planos para o futuro, segundo Marius Bagnati da ACEM, é a construção de um refúgio na base do morro. Ele já está comprando o terreno da base da pedra e com essa facilidade certamente Apiuna irá se consolidar como um importante pico de escalada brasileiro.


Veja mais: Site da ACEM

Veja onde fica e como chegar em Apiúna:


Visualizar Escalada no Morro do Carvalho em um mapa maior

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário