Evento: Sustentabilidade de Campos Escola de escalada - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Sitio do Rod - MG

Evento: Sustentabilidade de Campos Escola de escalada

Neste fim de semana será realizado no Sitio do Rod, um points de escalada mais populares do calcáreo mineiro em Lagoa Santa um evento intitulado: Sustentabilidade de Campos Escola de escalada. Serão diversas palestras e oficinas onde serão discutidos vários assuntos relativos à escalada e meio ambiente.

Fonte:

A programação está cada vez melhor. Já estão confirmadas as seguintes oficinas:

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS

Facilitadores: Felipe, Manuela e Clarisse, da Abeta.

Objetivo: Fomentar o debate sobre perigos relacionados com as atividades de caminhada e escalada e realizar exercício prático de identificação e controle de riscos.

OS CONCEITOS DA PERMACULTURA

Facilitador: Guilherme Fonseca. Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel

Objetivo: Apresentar a Permacultura, que tem como um dos princípios fundamentais o respeito pela sabedoria da natureza, e faz uso disto para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros, assentamentos e, quem sabe, Campos-escola de escalada.

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Facilitador: Guilherme Fonseca. Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel

Objetivo: Instruir as pessoas quanto à organização da Coleta Seletiva, Apresentar a cadeia produtiva dos materiais recicláveis e divulgar o trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis.

SLACKLINE – A ARTE DO EQUILIBRIO DINÂMICO

Facilitador: Carlos Eduardo Diniz

Objetivo: Apresentar a atividade, fundamentos, montagem, material e primeiros passos para ingresso nesse complemento às atividades e esportes outdoors.

HORTA COMUNITÁRIA

Facilitador: Ilka. Emater de Lagoa Santa

Objetivo: Implantar horta comunitária e formar multiplicadores(as) na prática da agricultura urbana, com o fim de resgatar, apoiar e fomentar práticas agrícolas e agroecológicas nos espaços urbanos para gerar produtos alimentícios e medicinais de auto-consumo, e também destinados à geração de renda.

FOTOGRAFIA DE ESCALADA

Facilitador: Gustavo Baxter. DeDosFriTos

Objetivo: Instruir fotógrafos amadores de forma que possam melhorar a qualidade de suas fotos de escalada e contribuir no registro do evento.

PREPARAÇÃO BÁSICA PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MONTANHA

Facilitador: André Braga. Avesso Filmes

Introdução ao video ativismo ambiental e ao cinegrafismo de montanha.

EGO – ÉTICA NA ESCALADA

Facilitador: Átila Barros. Montanha.bio

Objetivo: Conscientizar novos e velhos escaladores sobre a convivência pacífica entre esportistas e a ética nos esportes de montanha.

A programação detalhada vai ser divulgada nos próximos dias, mas podem se preparar para mais acontecimentos que vão fazer valer a pena ficar lá os dois dias. As atualizações e detalhes das novas oficinas serão publicadas no Blog Escale, então fiquem atentos com as atualizações!

Festa!

E como toda escalada merece uma comemoração, já está escolhido o local de confraternização para o sábado (20/06), após as atividades no Sítio do Rod. Vai ser no Forró da Pracinha da Rua Argentina.

Pra quem não conhece, é uma pequena praça que fica no coração da comunidade da Lapinha. Fica a 500 metros do sítio. Pra quem estiver vindo direto de Lagoa Santa, basta seguir reto no trevo ali da chegada na Lapinha e, depois da escola, entrar na 1a rua à esquerda.

Mais informações: Blog Escale!


Visualizar Sitio do Rod em um mapa maior

Publicidade:


Publicidade

Publicidade