Nova marca para a escalada brasileira: 11c! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
É do Felipinho, claro!

Nova marca para a escalada brasileira: 11c!

Ontem, dia 20/06, a escalada brasileira conheceu sua primeira cadena de 11c (9a francês). O autor da proeza foi ninguém mais ninguém menos que Felipe Camargo Pikuira.

Fonte:

Ele é o culpado por elevar o nível da escalada no Brasil. Fez o primeiro 11a confirmado da escalada nacional no ano passado e neste ano já havia escalado 11b e agora 11c.

Este nível não é apenas a elevação de uma letra. Na escala de graduação francesa é um novo paradigma, Felipinho deixou o oitavo e foi para super restrita escala dos nonos. Para que fique bem claro, as vias mais difíceis do mundo estão cotadas entre o 9a+ e 9b, ou seja, este feito de Felipe deixa bem claro o nível em que Felipe está e o que isto representa para a escalada brasileira.

A via que Felipe encadenou chama-se "Los Inconformistas" e fica em Rodellar na Espanha. Em seu Blog, Felipe diz que esta foi a via que mais lhe desafiou fisica e psicológicamente, foram 12 dias de tentativas até fazer a cadena da via.

A Los Inconformistas é uma variante da via "Los Borrachos del Mascun", um 11b/c de Dave Grahan. O "first ascent" da Inconformistas foi realizada por Eric Lopez, que sugeriu 9a+ para a via. Em seguida ela foi posta em cadena por Daniel Jung e Dani Andrada, que decotou ela para 9a.

Mais informações sobre Felipe Camargo e sua viagem pela Europa:

:: Blog do Felipinho

Foto: Pete O´ Donovan

Publicidade:


Publicidade

Publicidade