Jovens talentos da seleção juvenil mostram sua força em Santa Catarina

0

Os escaladores Andreas Pauli e Jonas Leffeck, da seleção brasileira juvenil, encadenam novas vias no Braço Esquerdo, pico de escalada situado em São Bento do Sul, Santa Catarina.


Não é de hoje que os jovens escaladores da pequena Campo Alegre – SC são destaque na escalada esportiva brasileira. Estes jovens escaladores, que estão na faixa de idade de 13 a 17 anos apareceram no cenário nacional da primeira etapa do brasileiro de 2008. Mesmo sem terem conquistado boas posições, mostraram que eram bons escaladores.

Mais tarde, no mesmo ano, Andreas Pauli “Francês” foi destaque quando venceu o paranaense de escalada como convidado, deixando em segundo o favorito Cassiano Tsuruda “Chuck” que é instrutor do ginásio Campo Base de Curitiba.

Na seletiva nacional para o Campeonato Mundial Juvenil de escalada, 4 dos 5 escaladores da cidade que participaram do evento se classificaram para o campeonato, são eles os irmãos Jürgen e Andreas Pauli, Jonas Leffeck e Victor Greypel. Victor e Jonas, os mais velhos, já nem mais participam do campeonato catarinense, pois o nivel deles é acima do normal e o campeonato seria para saber qual seria o terceiro colocado. Na primeira etapa do catarinense de 2009 eles foram route setter.

Estes escaladores, até então apenas conhecidos no Sul do país, mostraram seu talento do badalado Boulder Fest promovido pelo mais famoso ginásio de escalada do Brasil, a Casa de Pedra. Todos os 6 campoalegrenses que foram à São Paulo para a competição se classificaram para as finais, sendo que Andreas Pauli conseguiu ficar em quarto e Jonas em quinto colado. Arrancando mais aplausos dos expectadores, por conta de sua garra e vontade, do que o campeão Cesar Grosso, que encadenou todos os problemas sem dificuldades.

Não só de campeonatos e resina vivem estes jovens escaladores. Com a conquista de novas vias e novos projetos no fortíssimo setor de escalada esportiva “Braço Esquerdo” localizado em São Bento do Sul – SC, os escaladores da pequena Campo Alegre tem um ótimo lugar para pôr em prática suas habilidades.

Na semana do dia 12 de junho, o pequeno Andreas, de 13 anos, fez a primeira primeira ascensão da via “Boca Mordendo” um 9b, com uma queda. Em seguida, Jonas Leffeck encadenou a via.

Mais cadenas no Braço Esquerdo:

Não só Campo Alegre está marcando presença neste reformulado de setor de escalada, mas também escaladores de Jaraguá do Sul, Joinvile, São Bento, Curitiba e Portugal. É de José Abreu, escalador português que está temporariamente morando em Blumenau, a cadena da via mais dificil do local até agora: “Humildade do Ar” 10b.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário