Zhenja Kazbekova, uma menina que tem futuro!

0

Zhenja Kazbekova é, de acordo com o site de noticias de escalada Desnível.com a mulher mais nova a encadenar uma via de graduação 8a+/b (10a/b brasileiro). Zhenja tem apenas 12 anos de idade… ISSO, só doze anos!!!


Difícil pensar que alguém tão jovem pode alcançar tal graduação, porém a escaladora não é nova no cenário da escalada esportiva mundial, já que é filha do renomado escalador Serik Kazbekov, forte escalador que conquistou o segundo lugar no campeonato mundial de escalada esportiva em 1999, e a mesma colocação na Copa do Mundo de Escalada em Velocidade, em 2005.

Dando orgulho ao velho pai, a escaladora é, de acordo com o banco de dados do Desnível.com e do 8a.nu, a mulher mais jovem a conseguir alcançar tal grau de dificuldade na historia da escalada esportiva.

Este novo recorde era da escaladora Charlotte Durif, que escalou seu primeiro 8a(9c) aos 12 anos, porém só conseguiu sua primeira ascendência a um 8a+ aos 14 anos de idade.

A via em si…

A via é a New Kenigsberg, um 8a+/b francês, ou 10a/b brasileiro, e se localiza em Red Stone, na Ucrânia.

Mais “Ogras”…

Nesse cenário de Campeonato mundial de escalada, que esta sendo realizado neste momento em Qinghai, na China, podemos relacionar as melhores escaladoras do mundo, no aspecto de dificuldade, como sendo a eslovena Maja Vidmar, e a italiana Jenny Lavarda.

Maja Vidmar, de 24 anos, conseguiu encadenar nessas ultimas semanas antes do mundial a via Attila lunga, um 11b, mostrando que está no auge de sua escalada esportiva e que é cotada como uma das favoritas ao titulo desse mundial de 2009.

Maja compete desde 1998, quando começou a competir em campeonatos nacionais. Desde 2000 ela compete internacionalmente, alcançando o lugar mais alto do podium na Copa do Mundo em 2007.

Jenny Lavarda, por sua vez, encadenou em junho do ano passado, a via Reini´s vibes em Massone, Itália, sendo sua segunda via dessa mesma graduação de sua carreira. A escaladora diz que está foi sua mais forte cadena, e é outro nome que pode vir a tona no podium desse campeonato mundial. Esperemos alguns dias enquanto o mundial se desenrola.

Trarei noticias em breve.

André Braga

Fonte: Desnível.com &amp, 8a.nu

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário