Equipes partem para o ataque ao Nanga Parbat

0

Apesar do mau tempo ainda dominar o Karakorum, duas equipes já completaram suas aclimatações e se dirigem para a parte alta da montanha. O dia previsto para o cume é sexta, 10 de julho.


A previsão de bom tempo para os próximos dias foi suficiente para animar a equipe do austríaco Gerfried Göschl, bem como o time sul -coreano. De acordo com os prognósticos, o melhor dia para o ataque ao cume será na sexta-feira. Apesar da previsão de tempo bom, a região deverá sofrer com fortes ventos.

A equipe coreana foi que teve a iniciativa de partir para o ataque, sendo seguida pelos austríacos. O time da Coréia do Sul inclui a alpinista Go Mi-Sun, que também pretende tentar a escalada dos Gasherbrums 1 e 2, logo após o Nanga Parbat. O mais impressionante é que ela escalou nada menos que o Makalu, Kanchenjunga e Dhaulagiri durante a primavera do hemisfério norte. Caso ela conquiste mais estes picos, ela alcançará a incrível marca de seis 8.000 metros em poucos meses, entrando na corrida para ser a primeira mulher a escalar todos os quatorze 8.000 metros (leia mais sobre esta disputa aqui)

Os austríacos também têm planos ousados. Segundo Göschl, a ideia é utilizar uma nova rota na ascensão da montanha. Eles passarão a primeira noite diretamente sob a íngreme canaleta de gelo com 800 metros. No dia seguinte tentarão a inédita escalada desta canaleta, para então prosseguir por encostas nevadas e torres de rocha até o local onde passarão a noite, a cerca de 6.600 metros. Na quinta está previsto alcançarem os 7.400 m, em meio a fortes ventos, para tentar o cume no dia seguinte.

As demais equipes que estão no Karakorum nesta temporada seguem lutando contra o mau tempo para instalar os acampamentos avançados, além das cordas fixas. Em breve deveremos ter novidades das outras montanhas da região também!

Fontes: site K2 Climb e blog de Gerfried Göschl

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário